Ideias disruptivas que transformam todo um mercado nem sempre nascem de lugares óbvios. E os famosos “departamentos de inovação” não garantem que uma empresa seja disruptiva. Convidamos Humberto Matsuda, investidor e mentor de startups e grandes empresas; e Catarina Cicarelli, gerente de comunicação da Transferwise, para saber o que define um comportamento disruptivo. Na lista dos itens fundamentais estão cultura corporativa aberta ao erro, foco no cliente, diversidade, e disposição à experimentação constante. Bora lá disruptar?
=====
Os clientes hoje esperam conversas com formatos de atendimento mais personalizados, humanos e ágeis em canais diversificados e interativos. Não é àtoa que a lista de cinco 5 tendências de tecnologia de atendimento ao cliente, do Gartner, inclui assistentes virtuais, interfaces conversacionais e chatbots, apoiados por um ecossistema de ferramentas de Analytics e inteligência.A plataforma Omnichannel Genesys, da Embratel, usa recursos de inteligência artificial e conecta todos os canais de atendimento na nuvem, incluindo chatbot, voz, e-mail, e formulários da web. Confira detalhes em www.embratel.com.br/omnichannel.
=====
LINKS DO EPISÓDIO
• Da falta de grana para pagar o aluguel e da experiência de uma venda de garagem, Joe Gebbia e Brian Chesky tiraram a ideia que deu origem ao Airbnb.
• Dois amigos estonianos – Kristo Kaarmann e Taavet Hinrikus – acharam um jeito de economizar muito transferindo dinheiro entre países e criaram a TransferWise;
• O professor Clayton Christensen explica, em entrevista, o que é afinal a sua teoria da inovação disruptiva.
O futuro preocupante nas páginas da ficção científica, e o novo best-seller de Nicholas Taleb. Três dicas de livros de Humberto Matsuda:
- Avogadro Corp: The Singularity Is Closer Than It Appears – primeiro livro da série escrita por William Hartley sobre os riscos de criar uma IA que pensa por conta própria;
- Daemon – livro genial de Daniel Suarez sobre programas maliciosos que esperam, dormentes, a hora de atacar;
- Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano (Skin in the Game). O escritor Nicholas Taleb garante, nunca confie em alguém que só fala mas não arrisca a própria pele.
• Catarina Cicarelli indica a minissérie Years and Years da HBO, que vai tirar seu sono mostrando um futuro distópico que começa em 2019.
• Na Década de 70, em uma entrevista para AT&T, Arthur Clark, previu dispositivos e aplicativos para enviar mensagens para os amigos que seriam mais atraentes que as informações do rádio e da TV.
• Change Agent, novo livro de Daniel Suarez, se passa em 2045, quando a tecnologia de manipulação genética CRISPR é usada para controlar a evolução.
• Memória e esquecimento na Internet, do pesquisador Sergio Branco, explora os dilemas em torno do direito individual ao esquecimento na grande rede.
=====
FALE CONOSCO
Email: [email protected]
=====
ASSINE A THE SHIFT
Visões sobre o futuro do trabalho
Uma conversa sobre como os brasileiros veem o futuro do trabalho
hora de falar de Governança, o G do ESG
Uma conversa sobre a urgência da governança corporativa no mundo ESG
Explorando os novos limites da indústria do entretenimento 4.0
Uma conversa sobre a entrada da IA na indústria do entretenimento
Acabou o hype da IA Generativa? Tudo o que você precisa saber
Uma conversa sobre como fugir do hype da IA Generativa
Sua identidade a perigo com a IA. Como retomar o controle?
Uma conversa sobre privacidade e segurança
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brThe Shift
Uma conversa descontraída sobre inovação disruptiva
O podcast The Shift é a extensão em áudio da newsletter The Shift, das jornalistas Cristina De Luca e Silvia Bassi. Elas comandam uma conversa descontraída sobre a inovação disruptiva provocada pela adoção das tecnologias digitais, que muda hábitos, gera novos modelos de negócio e atropela quem não presta atenção aos sinais.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br