Brasileiros descobrem o Orkut, carregando para lá os conflitos de classe e raça de um país desigual
Seja apoiador do Primeiro Contato e tenha acesso aos episódios com uma semana de antecedência!
O Orkut nasce em meio às políticas públicas de inclusão digital do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, elaboradas para mitigar a extrema desigualdade social brasileira. Enquanto a maioria dos usuários se divertia com a coleção (ou criação) de comunidades engraçadas, uma pequena parte lidou, pela primeira vez, com discurso de ódio.
Neste episódio, acompanhamos a história de Arrigo Araújo, um usuário paulistano que acabou parando na MTV ao fazer uma piada com os emos no Orkut. No Sul do País, Doka também se vê na TV por conta de uma comunidade “engraçada” na rede social, mas no seu caso, a piada não caiu nada bem. Enquanto isso, Caco é alvo de uma campanha racista no Orkut e se torna o pivô para a primeira grande reação da sociedade brasileira contra discurso de ódio em uma rede social.
Este episódio conta com a participação de:
- Arrigo Araújo, pesquisador
- Rafael Dorneles (Doka), jornalista
- Orkut Büyükkökten, criador da rede social Orkut
- Caio Baptista Antônio (Caco), especialista em conteúdo
- Camila Rocha, doutora em ciências políticas, escritora e pesquisadora do CEBRAP
Vídeo da Rosana Hermann mencionado no episódio: “O nome já diz” – YouTube
Faça parte do Discord do Primeiro Contato
Entre em contato conosco através do email [email protected] e siga nossas redes sociais:
Capitalismo de vigilância
Como extrativismo de dados e as redes sociais transformaram radicalmente a internet
Meninos radicalizados
Como um dos maiores fóruns brasileiros que já existiu foi cooptado pela extrema direita
Artesãos do Metaverso
Três brasileiros têm suas vidas marcadas pelo metaverso, entre os anos de 1990 e 2020
O mundo de Vitália
Como um jogo online baseado em comunidade e expressão social virou uma ditadura virtual
Ditadores benevolentes
Os limites da liberdade de expressão nas redes pré-mídias sociais do mIRC e Bate-Papo UOL
Como reconhecer um pioneiro
O nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Pânico moral
O impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Meninos radicais
Os efeitos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino nos anos 90
Através de uma geração
A profissionalização da dublagem de games brasileira e seu impacto através do tempo
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPrimeiro Contato
Como os computadores, games e internet entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Henrique Sampaio.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br