
Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
A Brasoft contrata um garoto de 11 anos de idade para ser suporte técnico da sua linha de games. Ligações de clientes variavam entre dúvidas técnicas, dicas para progredir nos jogos e confusões estapafúrdias. A companhia é impedida de participar da Fenasoft em razão da menoridade legal do garoto, mas decisão é revertida após a aparição da empresa e do garoto no Fantástico. TecToy se torna a primeira concorrente da Brasoft. Plano Real estabiliza a inflação e, associado à abertura de mercado, dá início a uma explosão nas vendas de computadores domésticos.
Esse episódio conta com a participação de:
- Leonel Penna Franca, ex-executivo da Brasoft
- Ricardo Penna Franca, ex-suporte técnico da Brasoft
- Valternei Schultz, ex-suporte técnico da Brasoft
- Mauricio Milani, fundador da Byte & Brothers
- Rosa Arrais, ex-assessora de imprensa da Brasoft
- Paulo Roque, fundador da Brasoft
- Stefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy
- Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios
- Théo Azevedo, ex-editor do UOL Jogos e fundador do Theogames
- Lucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
- Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
Como foi o seu primeiro contato com computadores? Você acha que tem uma boa história sobre o seu primeiro computador? Conta pra gente! É só mandar um áudio no Whatsapp para o número (11) 91302-1584 que em breve a gente vai escolher as melhores para reproduzir no podcast em um episódio especial!
Para outros assuntos, entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound e do pacote clássico de MIDI do Windows.
Esse episódio contou com materiais da TV Globo.
Agradecimento especial à Lúcia Garcia e Sheila Valente.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola

Capitalismo de vigilância
Como extrativismo de dados e as redes sociais transformaram radicalmente a internet

Meninos radicalizados
Como um dos maiores fóruns brasileiros que já existiu foi cooptado pela extrema direita

A rede social
Brasileiros descobrem o Orkut, carregando para lá os conflitos de classe e raça de um país desigual

Artesãos do Metaverso
Três brasileiros têm suas vidas marcadas pelo metaverso, entre os anos de 1990 e 2020


O mundo de Vitália
Como um jogo online baseado em comunidade e expressão social virou uma ditadura virtual

Ditadores benevolentes
Os limites da liberdade de expressão nas redes pré-mídias sociais do mIRC e Bate-Papo UOL

Como reconhecer um pioneiro
O nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games

Pânico moral
O impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos

Meninos radicais
Os efeitos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino nos anos 90
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPrimeiro Contato
Como os computadores, games e internet entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Henrique Sampaio.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br