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Internet, pirataria e crise econômica: o fim de uma era para as publishers de games brasileiras dos anos 90
Uma crise econômica volta a assombrar o Brasil. A internet muda a forma que o conteúdo digital é consumido, afetando drasticamente o mercado de informática. Paulo Roque, perdendo a batalha para os piratas, vende a Brasoft para a PI Editora. CD Expert e Greenleaf entram em longo e caótico processo de falência, que lhes rendem dezenas de ações trabalhistas. Constrangidos e comprometidos judicialmente, seus donos desaparecem. Tectoy e MPO abandonam o mercado de games para PC. PI Editora encerra discretamente suas operações em 2004, dando fim à marca Brasoft. Desenvolvedores, jornalistas e executivos refletem sobre esse período de efervescência no mercado de PC e o legado que deixaram.
Este episódio conta com a participação de:
- Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft para a América Latina
- Lucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
- Stefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy
- Benoit Joseph Chaix, ex-executivo da Infogrames do Brasil (ex-Atari)
- Rogério Maudonnet, engenheiro de som e ex-diretor de dublagem da Caracol
- Paulo Roque, fundador da Brasoft
- Marco Botana, fundador da MPO
- Mauricio Milani, fundador da Byte & Brothers, desenvolvedora de jogos educativos
- Alê McHaddo, animador, fundador da 44 Bico Largo e precursor multimídia no Brasil
- Fábio Faragó, publicitário, fundador da Max CD e Big Max
- Fernando Steler, fundador e CEO da D1 e ex-gerente de produto da Brasoft
- Rosa Arrais, ex-assessora de imprensa da Brasoft
- Alessandro Treguer, ex-editor da CD Expert
- Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
- Cristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft
- Roberto Araújo, criador da Revista do CD-ROM
- Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
Imagens do prédio da CD Expert mencionadas no episódio:
Estrutura do prédio da CD Expert mencionado no episódio. Hoje opera no local um estacionamento Estrutura do prédio da CD Expert mencionado no episódio. Hoje opera no local um estacionamento Estrutura do prédio da CD Expert mencionado no episódio. Hoje opera no local um estacionamento Estrutura do prédio da CD Expert mencionado no episódio. Hoje opera no local um estacionamento
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Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Matheus Leston e Epidemic Sound.
Esse episódio conta com materiais da TV Globo.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
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Capitalismo de vigilância
Como extrativismo de dados e as redes sociais transformaram radicalmente a internet
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Meninos radicalizados
Como um dos maiores fóruns brasileiros que já existiu foi cooptado pela extrema direita
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A rede social
Brasileiros descobrem o Orkut, carregando para lá os conflitos de classe e raça de um país desigual
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Artesãos do Metaverso
Três brasileiros têm suas vidas marcadas pelo metaverso, entre os anos de 1990 e 2020
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O mundo de Vitália
Como um jogo online baseado em comunidade e expressão social virou uma ditadura virtual
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Ditadores benevolentes
Os limites da liberdade de expressão nas redes pré-mídias sociais do mIRC e Bate-Papo UOL
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Como reconhecer um pioneiro
O nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
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Pânico moral
O impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
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Meninos radicais
Os efeitos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino nos anos 90
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Através de uma geração
A profissionalização da dublagem de games brasileira e seu impacto através do tempo
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Como os computadores, games e internet entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Henrique Sampaio.
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