Internet, pirataria e crise econômica: o fim de uma era para as publishers de games brasileiras dos anos 90
Uma crise econômica volta a assombrar o Brasil. A internet muda a forma que o conteúdo digital é consumido, afetando drasticamente o mercado de informática. Paulo Roque, perdendo a batalha para os piratas, vende a Brasoft para a PI Editora. CD Expert e Greenleaf entram em longo e caótico processo de falência, que lhes rendem dezenas de ações trabalhistas. Constrangidos e comprometidos judicialmente, seus donos desaparecem. Tectoy e MPO abandonam o mercado de games para PC. PI Editora encerra discretamente suas operações em 2004, dando fim à marca Brasoft. Desenvolvedores, jornalistas e executivos refletem sobre esse período de efervescência no mercado de PC e o legado que deixaram.
Este episódio conta com a participação de:
- Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft para a América Latina
- Lucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
- Stefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy
- Benoit Joseph Chaix, ex-executivo da Infogrames do Brasil (ex-Atari)
- Rogério Maudonnet, engenheiro de som e ex-diretor de dublagem da Caracol
- Paulo Roque, fundador da Brasoft
- Marco Botana, fundador da MPO
- Mauricio Milani, fundador da Byte & Brothers, desenvolvedora de jogos educativos
- Alê McHaddo, animador, fundador da 44 Bico Largo e precursor multimídia no Brasil
- Fábio Faragó, publicitário, fundador da Max CD e Big Max
- Fernando Steler, fundador e CEO da D1 e ex-gerente de produto da Brasoft
- Rosa Arrais, ex-assessora de imprensa da Brasoft
- Alessandro Treguer, ex-editor da CD Expert
- Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
- Cristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft
- Roberto Araújo, criador da Revista do CD-ROM
- Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
Imagens do prédio da CD Expert mencionadas no episódio:
Entre em contato conosco através do email [email protected].
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Matheus Leston e Epidemic Sound.
Esse episódio conta com materiais da TV Globo.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
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Como os computadores, games e internet entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Henrique Sampaio.
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