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O impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
O massacre em Columbine, nos EUA, e o tiroteio no Shopping Morumbi, em São Paulo, ambos em 1999, desencadeiam um surto de pânico moral contra os videogames, resultando em uma onda de censura e no sistema de classificação etária brasileiro para jogos eletrônicos. Tectoy tenta, sem sucesso, usar tal medida para impedir atuação da rival CD Expert. Jogos eletrônicos se tornam alvo constante da mídia e empreendedores morais ao longo dos anos.
Este episódio conta com a participação de:
- Alessandro Treguer, ex-editor da CD Expert
- Ivan Mizanzuk, jornalista e criador do podcast Projeto Humanos: O Caso Evandro
- Rosa Arrais, ex-assessora de imprensa da Brasoft
- Salah Khaled, professor de Processo Penal na Universidade Federal do Rio Grande e autor de Videogame e Violência: Cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundo
- Leonardo Zanatta, advogado especialista em direito digital
- Stefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy
- Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
- Beatriz Blanco, coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Senac, e pesquisadora de gênero e sexualidade na cultura de jogos digitais
Material citado no podcast:
Reportagem sobre jogos violentos na Folha de São Paulo de 13 de agosto de 1999. Infográfico afirma que videogames violentos provocam cegueira, surdez, ataques do coração e loucura. Renata Lo Prete, então ombudsman da Folha, publica críticas à reportagem sobre jogos violentos. Folha de São Paulo de 22 de agosto de 1999 Matéria de capa “A ameaça dos videogames violentos” da Super Interessante de junho de 1999 Matéria de capa “A ameaça dos videogames violentos” da Super Interessante de junho de 1999 Matéria de capa “A ameaça dos videogames violentos” da Super Interessante de junho de 1999
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Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Windows 96 e Matheus Leston. Músicas adicionais de Epidemic Sound
Esse episódio conta com materiais da TV Globo.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
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Capitalismo de vigilância
Como extrativismo de dados e as redes sociais transformaram radicalmente a internet
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Meninos radicalizados
Como um dos maiores fóruns brasileiros que já existiu foi cooptado pela extrema direita
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A rede social
Brasileiros descobrem o Orkut, carregando para lá os conflitos de classe e raça de um país desigual
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Artesãos do Metaverso
Três brasileiros têm suas vidas marcadas pelo metaverso, entre os anos de 1990 e 2020
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O mundo de Vitália
Como um jogo online baseado em comunidade e expressão social virou uma ditadura virtual
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Ditadores benevolentes
Os limites da liberdade de expressão nas redes pré-mídias sociais do mIRC e Bate-Papo UOL
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Como reconhecer um pioneiro
O nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
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Meninos radicais
Os efeitos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino nos anos 90
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Através de uma geração
A profissionalização da dublagem de games brasileira e seu impacto através do tempo
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Como os computadores, games e internet entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Henrique Sampaio.
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