Grana, bufunfa, dim-dim, dinheiro!
Grana, bufunfa, dim-dim, dinheiro! O que tornou os videogames a maior indústria de entretenimento da atualidade? Adriano Brandão e Danilo Silvestre tentam desvendar todos os aspectos desse negócio complexo e fascinante que gera não somente nossos queridos joguinhos, mas também milhões de empregos e, claro, muitos, muitos dólares!
https://soundcloud.com/poucopixel/8-pixelnomics
00:00:58 – Pixelnomics
01:07:53 – Debate de bolso
01:27:34 – Cartinhas
01:36:05 – Extras do diretor
Os famosos links no post
> Posts relacionados: “The Ultimate Stuntman“, “Super Mario Bros.“, “Pinball Fantasies“, “Adventure“, “H.E.R.O.“, “Tetris“, “FIFA 98“, “Top Gear”
> Os preços dos principais consoles em seus lançamentos, ajustados à inflação
> Comparando as receitas das indústrias de games, filmes e música
> Um artigo muito bacana sobre a Taito do Brasil
> Lembra como era a inflação no Brasil nos anos 80?
> Alguns engines famosos: Quake Engine, Unreal Engine, Scumm, iMuse, Euphoria
> O tal aterro nos quais foram enterrados milhões de cartuchos de Atari
> Os infames jogos de sexo do Atari
> Os não menos infames jogos bíblicos do Nintendinho (e o impagável “Super Noah’s Ark 3D” do Super Nintendo)
> Quanto você pagaria por este jogo? Não fale agora!
> GameStop, a maior cadeia de jogos usados da América do Norte
> Lançamentos de jogos em mídia física vs. mídia digital em 2014
> Steam e as Steam Machines (um bom nome de banda, hein?)
> Data venia! As principais ações judiciais da história do videogame: Atari vs. Philips, Atari vs. Activision, Universal vs. Nintendo, Nintendo vs. Tengen, Nintendo vs. Game Genie, Nintendo vs. Blockbuster
> Bonus track: Universal Studios vs. Betamax
Groselhas
> Na verdade, não foi a Tengen que inventou o método de choque para desativar a proteção antipirataria do NES. Ele foi criado ao mesmo tempo por diversos desenvolvedores e só foi adotado pela Tengen quando seu método original, que envolvia engenharia reversa do software da Nintendo, foi condenado por violação de patente na justiça americana. Por outro lado, o sistema de choque manteve-se legal e por isso acabou adotado universalmente.
> O “Tetris” da Tengen teve pouco tempo de vida no mercado americano. A Nintendo conseguiu provar na justiça que a licença do jogo russo que a Atari tinha valia somente para arcades, forçando o recolhimento de todos os cartuchos. Hoje o “Tetris” da Tengen é peça rara de colecionador. Ah, e seu cartucho é preto, não dourado!
O som do episódio
A música da Technos em todo seu esplendor.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPouco Pixel
Papo novo sobre video game velho
Papo novo sobre video game velho: muito mais que mera nostalgia, o Pouco Pixel recoloca os jogos em seus devidos contextos históricos, artísticos e até filosóficos. Ou algo do tipo.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brAdriano Brandão
Empreendedor, especialista em publicidade online, gosta de tecnologias novas e jogos antigos, não sabe exatamente em que ordem
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br