O computador japonês que foi muito mais importante do que você pensa
Se os video games japoneses têm uma cara, ela se deve principalmente ao MSX. Adriano Brandão e Danilo Silvestre se lembram desses computadores, que foram um enorme sucesso no Japão, no Brasil… e em mais nenhum outro lugar. Por que mesmo assim o MSX foi tão decisivo para a história dos jogos? Por que os games europeus erão tão, mas tão diferentes dos japoneses? E, principalmente: como era o ruído a linda música que nos permitia armazenar programas de computador em fitas cassetes e até discos de vinil?
https://soundcloud.com/poucopixel/57-achei-msx
00:03:06 – Achei: MSX
01:00:40 – Debate de bolso
01:26:29 – Cartinhas
Os famosos links no post
> Jogos mencionados: “Metal Gear Solid“, “Konami’s Soccer“, “International Superstar Soccer“, “El Capitán Trueno“, “L’Héritage“, “Renegade“, “River City Ransom“, “Nintendo World Cup“, “Mike Tyson’s Punch-Out!!“, “Silver Surfer”
> Jogos da Konami mencionados: “Metal Gear“, “Vampire Killer“, “Knightmare“, “Nemesis” (ou “Gradius”), “Antarctic Adventure“, “Pippols“, “Konami’s Boxing“, “The Goonies“, “King’s Valley“, “Hyper Olympic“, “Yie Ar Kung-Fu 1” e “Yie Ar Kung-Fu 2“, “Circus Charlie“, “F-1 Spirit”
> Jogos europeus mencionados: “Batman“, “La Abadía del Crimen“, “Knight Lore“, “Renegade 3“, “Robocop“, “Zanac“, “Phantis“, “Freddy Hardest“, “Auf Wiedersehen Monty”
> Episódios anteriores relacionados: “#7: The sound of music“, “#18: O futuro era 8 bit“, “#41: Eu gosto de uma coisa errada”
> Eis o fabuloso datacorder, um tocador de cassetes teoricamente mais apropriado para se carregar e salvar programas
> Sim, é possível carregar software via disco de vinil!
> Imagina comprar um jogo e ter que digitar seu código-fonte? Pois foi até comum nos anos 80
> Moais, as estátuas monolíticas da Ilha de Páscoa
Groselhas
> Bill Gates não inventou a linguagem de programação BASIC. Ela já havia sido criada nos anos 60 na Universidade de Dartmouth. O que Gates implementou, juntamente com Paul Allen e Monte Davidoff, foi um interpretador de BASIC para o computador Altair 8800. Seria o primeiro sabor de BASIC, de vários, da futura Microsoft
> A capacidade do disco flexível de 5 1/4 polegadas do MSX era de 360 KB, e não de 256 KB
> “Parodius” não é a continuação de “Knightmare”, mas um shmup engraçadinho no estilo de “Gradius”. A continuação de “Nightmare” se chama “The Maze of Galious” e transforma o bullet hell vertical em uma plataforma horizontal tradicional
> “Animal Wars” é um jogo japonês, mas não da Konami, e sim da ASCII
> O nome do game designer francês David Cage não é “Daví Cagê”! É David de Gruttola
O som do episódio
Nemesis! (Ou Gradius, se você preferir.)
Mande cartinhas!
Aqui nos comentários, no nosso Twitter, no nosso Facebook ou por e-mail, direto no nosso site. Valeu!
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPouco Pixel
Papo novo sobre video game velho
Papo novo sobre video game velho: muito mais que mera nostalgia, o Pouco Pixel recoloca os jogos em seus devidos contextos históricos, artísticos e até filosóficos. Ou algo do tipo.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brAdriano Brandão
Empreendedor, especialista em publicidade online, gosta de tecnologias novas e jogos antigos, não sabe exatamente em que ordem
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br