Qualquer video game pode ser esportivo?
Alô, você! Se tem seres humanos envolvidos, tem competição. Adriano Brandão e Danilo Silvestre tentam entender a origem do video game competitivo, modalidade que começou timidamente com torneios de “Super Mario” na década de 90 e que evoluiu para um verdadeiro (e bem complexo) esporte – e para um negócio que movimenta bilhões. Qualquer game pode ser esportivo? O que define, aliás, um esporte (e um e-sport)? O que é mais difícil de entender, LOL ou Snapchat?
https://soundcloud.com/poucopixel/e-sport-e-spetacular
00:02:24 – E-sport e-spetacular
00:49:45 – Debate de bolso
01:08:48 – Cartinhas
Os famosos links no post
> Jogos mencionados: “FIFA International Soccer“, “FIFA 98“, “Red Alert“, “Super Mario Bros.“e “Konami’s Soccer”
> O pioneiro campeonato de video game, patrocinado e organizado pela Nintendo em 1990, o Nintendo World Championships
> E o raríssimo cartucho dourado do Nintendo World Championships de Pat Contri (a.k.a. “The NES Punk“) foi “destruído” em uma participação especial dele no Angry Video Game Nerd
> Os cartuchos do NWC do NES Punk, tanto o dourado quanto o cinza, apareceram em “Pawn Stars” (“Trato Feito”). Pat pediu 35 mil dólares por eles; Chumlee (e não Rick, o careca) ofereceu somente 15 mil dólares e não houve venda> “Os jogos e os homens“, livro clássico do filósofo francês Roger Caillois
> O FIFA Interactive World Cup, campeonato mundial de “FIFA”, acontece anualmente desde 2004, com finais jogadas em diferentes cidades. A próxima final será em Nova York.
> “Free to Play“, documentário da Valve sobre o The International 2011, gigantesco campeonato de Dota
> EVO, ou Evolution Championship Series, é o maior campeonato mundial de jogos de luta. Acontece anualmente em Las Vegas desde 2002
> Gol do Barcelona!
> O Anticast sobre o machismo no mundo nerd
Groselhas
> Pedimos desculpas pelos clicks e pops da gravação. Pense que é um vinil e diga que é vintage.
O som do episódio
StarCraft!
Mande cartinhas!
Aqui nos comentários, no nosso Twitter, no nosso Facebook ou por e-mail, direto no nosso site. Valeu!
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPouco Pixel
Papo novo sobre video game velho
Papo novo sobre video game velho: muito mais que mera nostalgia, o Pouco Pixel recoloca os jogos em seus devidos contextos históricos, artísticos e até filosóficos. Ou algo do tipo.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brAdriano Brandão
Empreendedor, especialista em publicidade online, gosta de tecnologias novas e jogos antigos, não sabe exatamente em que ordem
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br