O ano que não acabou
1983 ficou marcado na história como o ano que destruiu os video games. Mas o que aconteceu de verdade? Adriano Brandão e Danilo Silvestre resolveram tirar a espessa camada de lenda (e de poeira) que cobre os cartuchos de “E.T.” e reconstituíram todo o processo que levou a indústria a encolher assustadores 97% em três anos. Quais foram os fatores que desencadearam uma crise tão grave? “E.T.” foi culpado mesmo? Como o video game pôde se recuperar desse baque? O que aprendemos disso tudo?
https://soundcloud.com/poucopixel/123-1983a
Download | iTunes | Android | Feed | Spotify
00:07:58 – Tema
01:01:17 – Telecatch
Pouco Pixel: os jogos, os livros
Fique ligado! Em breve, mais informações sobre os livros do Pouco Pixel: a história dos video games em 200 jogos.
Seja um mecenas esclarecido!
Contribua com o Pouco Pixel e faça parte de um grupo privilegiado que não somente participa do nosso grupo secreto no Facebook, com muita interação e papos aleatórios exclusivos, como também recebe antecipadamente os episódios do podcast! Tudo isso por somente 10 reais por mês – mais barato que suco de shopping.
—
Os famosos links no post
> Em 1982, estavam no mercado 8 consoles: o Fairchild F II, Atari 2600, o Odyssey 2, o Intellivision, o ColecoVision, o Atari 5200, o Tandyvision e o Arcadia 2001. No ano seguinte somou-se a eles o Coleco Gemini, clone do Atari 2600
> Falamos sobre a Activision no episódio #106
> “E.T.“, para o Atari 2600, vendeu 1,5 milhão de cópias. Parece muito, mas a Atari havia produzido cerca de 4 milhões de unidades. Cerca de 700 mil cartuchos excedentes foram enterrados no aterro sanitário de Alamogordo, Novo México
> A febre dos video games era tão insana que em 1982 a Aveias Quaker comprou um estúdio de video game recém-fundado, a US Games
> O Apple II foi lançado em 1977, assim como o Commodore PET; os computadores seguintes da Commodore foram o VIC-20 (lançado em 1980) e o 64 (lançado em 1982)
> O preço inicial do Commodore 64, em agosto de 1982, era de 595 dólares. Em menos de um ano ele despencou para um terço disso: em junho de 1983 ele já podia ser encontrado a 199 dólares, o mesmo preço do Atari 2600
> O clone brasileiro do TRS-80 Color Computer (o popular CoCo) era o CP400, produzido pela Prológica
> No folclore americano do final do século 19 ficou marcada a figura do vendedor picareta de “óleo de cobra“, que viajava para exibir seu elixir milagroso de cidade em cidade. De repente você se lembra de um exemplo: no video clipe de “Say Say Say”, Michael Jackson, Paul e Linda McCartney são malandros “do bem”, que pegam dinheiro de trouxas para doar para caridade (que conceito)
> O “E.T.” perdeu para “Chronotrigger” no Telecatch do episódio #119
> O insignificante plot de “F-Zero” se passa no século 26 e envolve uma guilda de mercadores espaciais entediados
> O último “Civilization” é o sexto, de 2016
> “Moon Patrol” tem música, sim, inclusive na versão do Atari 2600; mas ela é chatíssima
> A trilha do primeiro “Civilization” é original, composta por Jeff Briggs, embora cite Beethoven, Bach, a “Marselhesa”, música folclórica russa etc; música de John Adams é usada no “Civilization 4“, assim como peças de Brahms, Dvorák, Saint-Saëns, Ockeghem, Mozart…
> O primeiro “Civilization” foi lançado em 1991; “SimCity” lhe antecedeu em 2 anos – é de 1989
> Não, o carro de “Moon Patrol” não usa gasolina e passaria incólume pela crise dos caminhoneiros
Nosso som
O tema de abertura do Pouco Pixel foi composto pelo Rodrigo Faleiros, da Wagging Tail. Conheça o trabalho dele! Já as vinhetas e a trilha sonora de fundo são do Azureflux.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPouco Pixel
Papo novo sobre video game velho
Papo novo sobre video game velho: muito mais que mera nostalgia, o Pouco Pixel recoloca os jogos em seus devidos contextos históricos, artísticos e até filosóficos. Ou algo do tipo.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brAdriano Brandão
Empreendedor, especialista em publicidade online, gosta de tecnologias novas e jogos antigos, não sabe exatamente em que ordem
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br