Pouco Pixel 116 - The sound of music • B9
Pouco Pixel

The sound of music

Pouco Pixel ##116

Ouvir The sound of music no Spotify
Ouvir The sound of music no Apple Podcasts
Capa - The sound of music

Muito mais que musiquinha

Os pixels estão vivos com o som da música! Para relembrar 40 anos de produção musical gamística, Adriano BrandãoDanilo Silvestre e Rodrigo Faleiros homenageiam as trilhas que animaram horas e horas de jogatina e enxergam a arte por trás das nossas queridas “musiquinhas”. Como as limitações técnicas de computadores e consoles conseguiram criar uma linguagem tão própria e original? Como é o processo criativo de um compositor de música de video game? O quanto a música é importante na construção da jogabilidade?

[Grandes assuntos merecem ser revisitados. Este é um episódio da série Remastered, que aborda, com conteúdo 100% novo, os temas dos primeiros dias do Pouco Pixel. O podcast desta semana é uma releitura inédita do episódio #7, de junho de 2015.]

https://soundcloud.com/poucopixel/116-the-sound-of-music

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

00:07:60 – Tema
01:05:42 – Telecatch

Pouco Pixel: os jogos, os livros

Fique ligado! Em breve, mais informações sobre os livros do Pouco Pixel: a história dos video games em 200 jogos.

Seja um mecenas esclarecido!

Contribua com o Pouco Pixel e faça parte de um grupo privilegiado que não somente participa do nosso grupo secreto no Facebook, com muita interação e papos aleatórios exclusivos, como também recebe antecipadamente os episódios do podcast! Tudo isso por somente 10 reais por mês – mais barato que suco de shopping.

Os famosos links no post

Until Dead“, jogo brasileiro para Android, com trilha sonora do Rodrigo Faleiros
Pois que um inglês, coitado, pegou super gonorreia e não consegue se livrar dela. O que o Pouco Pixel tem a ver com isso? Nada, nunca falamos sobre gonorreia
Acha a nossa seção Telecatch um absurdo? Pois você já viu peixes jogando “Street Fighter”?
Polvo Paul, que adivinhou os resultados da Copa do Mundo de 2010, morreu pouco após a competição
Col legno é um efeito para instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo). Nele, o executante utiliza o lado contrário de seu arco e obtém um curioso som percussivo
Neste vídeo, o 8-Bit Guy explica o funcionamento de placas de som de computadores como o Commodore 64 e de consoles como o Nintendinho
O console que o mundo conhece como Master System é um redesenho do console que o Japão conhece como Mark III. Entre as diferenças, a presença de um chip de som FM que só a versão japonesa tem
Não custa repetir: assistam a “Diggin’ in the carts“, documentário sobre música japonesa de video game
O maior jogo da biblioteca do Nintendinho, em tamanho, é “Kirby’s Adventure“. A embalagem fala 6 megabits, mas em linguagem corrente hoje isso não passa de 750 kilobytes (já que 1 megabit é só 125 kilobytes)
A trilha sonora de “Titanic” é de James Horner. Nada a ver com Howard Shore ou Hans Zimmer
Koji Kondo participou, sim, da trilha de “Super Mario Odyssey”, embora seu compositor principal seja mesmo Naoto Kubo
O Nintendo 64 não tem uma placa de som dedicada – o processamento de áudio é dividido com a CPU e, principalmente, com a placa gráfica
Little Nemo” é uma série de quadrinhos americana publicada entre 1905 e 1911. Seu personagem principal, Nemo, tem sonhos incríveis. Quando ele acorda, a história termina
A Filarmônica de Londres gravou uma série de álbuns com música de video game. O bom gosto da compilação é discutível, mas os arranjos são consistentemente mais inteligentes e a execução infinitamente mais polida que a da Video Games Live
Score” é um álbum/concerto/evento de música de video game organizado pela Orquestra da Rádio Sueca
Freeway“, o da galinha, foi lançado pela Activision em 1981; “Frogger“, o do sapo, foi lançado pela Konami também em 1981. Transmimento de pensassão?
Gauntlet” foi portado infinitas vezes e ficou bem famoso no Nintendinho; sua sequência podia ser jogada por quatro players simultâneos através do NES Satellite
Conan foi criado por Robert E. Howard em 1932
Encontre o Rodrigo Faleiros: no Twitter, no Facebook e principalmente no SoundCloud

Nosso som

O tema de abertura do Pouco Pixel foi composto pelo Rodrigo Faleiros, da Wagging Tail. Conheça o trabalho dele! Já as vinhetas e a trilha sonora de fundo são do Azureflux.