Com os maiores nomes do video game educativo
Junto com o video game, nasceu o video game educativo. Adriano Brandão e Danilo Silvestre relembram as iniciativas mais famosas de levar os jogos eletrônicos às salas de aula e discutem: pedagogia videogamística realmente funciona ou é só uma artimanha para arrancar dinheiro de pais preocupados? “Age of Empires” e “Assassin’s Creed” conseguem ensinar história para alguém? Quais os méritos de jogos mais abstratos como “SimCity” e “The Incredible Machine”? E, o mais importante: você está ligado nos perigos da… disenteria?
https://soundcloud.com/poucopixel/114-programa-cultural
Download | iTunes | Android | Feed | Spotify
00:04:59 – Tema
01:03:11 – Telecatch
Pouco Pixel: os jogos, os livros
Fique ligado! Em breve, mais informações sobre os livros do Pouco Pixel: a história dos video games em 200 jogos.
Seja um mecenas esclarecido!
Contribua com o Pouco Pixel e faça parte de um grupo privilegiado que não somente participa do nosso grupo secreto no Facebook, com muita interação e papos aleatórios exclusivos, como também recebe antecipadamente os episódios do Pouco Pixel e do Debate de Bolso! Tudo isso por somente 10 reais por mês – mais barato que suco de shopping.
—
Os famosos links no post
> “Monopoly“, conhecido no Brasil como “Banco Imobiliário” (uma versão não-licenciada), nasceu em 1903 como “The Landlord’s Game“. Foi bolado para demonstrar para estudantes o desequilíbrio de condições entre proprietários de imóveis e seus inquilinos
> Impressoras matriciais eram monstrengos barulhentos que comiam um tipo de papel perfurado chamado formulário contínuo
Você morreu de disenteria
> O Apple I foi lançado em 1974; o Apple ][ é de 1977
> O launch lineup do Atari 2600 incluía “Basic Math“, um jogo de matemática
> A “calculadora” do Professor Corujinha foi lançada em 1976 pela Texas Instruments, como Little Professor
> A versão brasileira “compatível” de “Trivial Pursuit” era o “Master“; o americano “Pictionary” ganhou um irmãozinho brasileiro chamado “Imagem & Ação”
> Aliás, não perca o podcast Tabulices, sobre jogos de tabuleiro, apresentado pelo nosso Danilo!
> Jogue em seu browser: “3rd World Farmer“; não jogue em seu browser: “Candy Box 2”
> Jogos educativos modernos: “This War of Mine” e “Papers, Please”
> Sim: “Telecatch” é o nome de um programa de luta livre coreografada, ao estilo lucha libre ou WWE, que passava na TV brasileira nos anos 60
> A engine dos adventures point and click da LucasArts, a SCUMM, foi criada para “Maniac Mansion” e seu nome reflete isso: Scripting Creation Utility for Maniac Mansion. A LucasArtes criou outras bibliotecas de programação de nomes, digamos, interessantes, como CYST, FLEM e MMUCUS. Um desses sistemas era dedicado à geração dinâmica de música de fundo, a iMUSE
> O visual de “Maniac Mansion” reapareceu nos anos 2010, em “Thimbleweed Park”
> Já fizemos um episódio inteiro só pra comparar “Super Mario Bros. 3” com “Super Mario World”
Nosso som
O tema de abertura do Pouco Pixel foi composto pelo Rodrigo Faleiros, da Wagging Tail. Conheça o trabalho dele! Já as vinhetas e a trilha sonora de fundo são do Azureflux.
Debate de Bolso
O Debate de Bolso cresceu e saiu de casa – sim, agora ele é um podcast independente, maior e melhor, publicado todas as terças! Acesse e assine em debatedebolso.com!
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPouco Pixel
Papo novo sobre video game velho
Papo novo sobre video game velho: muito mais que mera nostalgia, o Pouco Pixel recoloca os jogos em seus devidos contextos históricos, artísticos e até filosóficos. Ou algo do tipo.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brAdriano Brandão
Empreendedor, especialista em publicidade online, gosta de tecnologias novas e jogos antigos, não sabe exatamente em que ordem
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br