O podcast pra quem tem fome de aprender
Tem gente que sente prazer em completar uma tarefa. Já outras enrolam e enrolam numa tarefa por muito tempo… A ciência explica os motivos dessa diferença?
Confira o papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
> OUÇA (57min 51s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
*
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
Edição: Reginaldo Cursino.
========
PARCERIA: ALURA
Vem aí mais uma edição da ImersãoDev. As inscrições vão rolar entre os dias 30 de outubro e 12 de novembro, e as aulas acontecerão de 13 a 17 de novembro.
A ImersãoDev da Alura vai te ensinar a programar, do zero ao seu primeiro projeto, por meio de cinco aulas gratuitas, com didática prática e certificado de participação.
E nesta edição da ImersãoDev, você vai contar com a Luri, a Inteligência Artificial da Alura, Powered by Chat GPT e treinada com todo o conteúdo da Imersão. Durante as aulas, você poderá conversar com a Luri para se aprofundar, entender o seu código linha a linha e se destacar em seus estudos de maneira única. Será possível perguntar qualquer coisa relacionada ao tema da aula da Imersão, revisar os desafios práticos, tirar dúvidas e pedir ajuda, através de um chat intuitivo e fácil de usar.
Ou seja: o que era imperdível ficou ainda mais incrível.
Então faça sua inscrição grátis agora mesmo:
alura.tv/naruhodo-imersaodev23
========
REFERÊNCIAS
Multifaceted effects of need for cognitive closure on effort: A cardiovascular response study.
https://psycnet.apa.org/record/2017-17893-001
Correspondence Bias
https://sk.sagepub.com/reference/socialpsychology/n117.xml
Need for closure is associated with urgency in perceptual decision-making
https://link.springer.com/article/10.3758/s13421-017-0718-z
What We Regret Most Are Lost Opportunities: A Theory of Regret Intensity
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0146167208328329
Motivated Social Cognition: Need for Closure Effects on Memory and Judgment
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022103196900128
Effects of need for closure on creativity in small group interactions
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/per.518
Need for cognitive closure and politics: Voting, political attitudes and attributional style
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00207590444000005
Cognitive and Social Consequences of the Need for Cognitive Closure
https://www.researchgate.net/publication/232996908_Cognitive_and_Social_Consequences_of_the_Need_for_Cognitive_Closure
Need for closure, jumping to conclusions, and decisiveness in delusion-prone individuals
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16772859/
Need for Closure, Torture, and Punishment Motivations: The Mediating Role of Moral Foundations
https://www.semanticscholar.org/paper/Need-for-Closure%2C-Torture%2C-and-Punishment-The-Role-Giacomantonio-Pierro/3b42a37aa69a734b92c001eea01995a680d652dd
Need for closure and cognitive flexibility in individuals with autism spectrum disorder: A preliminary study
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30504060/
NFC Scale – https://www.kruglanskiarie.com/need-for-closure
Disparate roads to certainty processing strategy choices under need for closure
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10463283.2018.1493066?casa_token=B-RaBl3bN7MAAAAA%3AsNxk574hwvk0JJsQJGWn-DMxcZXnqUSEfLuSWMsY13N-o2HRmWTN0WafM_9utanF0VCqFGbPnmf2rA
Person-task fit: Emotional consequences of performing divergent versus convergent thinking tasks depend on need for cognitive closure
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S019188691830504X
Communication of Uncertainty about Preliminary Evidence and the Spread of Its Inferred Misinformation during the COVID-19 Pandemic—A Weibo Case Study
https://www.mdpi.com/1660-4601/18/22/11933
Chapter Four – The Motivated Gatekeeper of Our Minds: New Directions in Need for Closure Theory and Research
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0065260115000027
Inhibition Underlies the Effect of High Need for Closure on Cultural Closed-Mindedness under Mortality Salience
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2016.01583/full
Naruhodo #390 – Fazer compras para si mesma melhora o humor?
https://www.youtube.com/watch?v=k98xTfw9gTs
Naruhodo #196 – Por que colecionamos coisas?
https://www.youtube.com/watch?v=wtBSKMxua1k
Naruhodo #335 – Por que algumas pessoas têm prazer em espremer cravos e espinhas?
https://www.youtube.com/watch?v=2wCDVlZ83x8
Naruhodo #187 – Por que procrastinamos?
https://www.youtube.com/watch?v=gwALLmR3VYw
Naruhodo #336 – Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? – Parte 1 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=6pdBfd6Robo
Naruhodo #337 – Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? – Parte 2 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=VxtAD9gINSQ
Naruhodo #284 – Qual o impacto do desemprego em nossa vida?
https://www.youtube.com/watch?v=L3UsqrjLmRA
Naruhodo #267 – O que é dissonância cognitiva – Parte 1
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-267-o-que-e-dissonancia-cognitiva/
Naruhodo #268 – O que é dissonância cognitiva – Parte 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-268-o-que-e-dissonancia-cognitiva-parte-2-de-2/
Naruhodo #168 – Japonês é tudo igual?
https://www.youtube.com/watch?v=tu1s3JuB_Lw
Naruhodo #393 – A psicologia positiva tem validade científica? – Parte 1 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=LnSZCHHfoWI
Naruhodo #394 – A psicologia positiva tem validade científica? – Parte 2 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=n8h3zC7YLN
Naruhodo #309 – Por que sentimos medo? – Parte 1 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=xNwl26ZbVD8
Naruhodo #310 – Por que sentimos medo? – Parte 2 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=cqkh5IdfQQM
Naruhodo #397 – Por que ficamos entediados?
https://www.youtube.com/watch?v=FAZ9BPv_6O4
Naruhodo #161 – Visitar museus pode curar doenças?
https://www.youtube.com/watch?v=5B6YE_WT5dQ
========
APOIE O NARUHODO PELA PLATAFORMA ORELO
Um aviso importantíssimo: o podcast Naruhodo agora está no Orelo: https://bit.ly/naruhodo-no-orelo
E é por meio dessa plataforma de apoio aos criadores de conteúdo que você ajuda o Naruhodo a se manter no ar.
Você escolhe um valor de contribuição mensal e tem acesso a conteúdos exclusivos, conteúdos antecipados e vantagens especiais.
Além disso, você pode ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, e conversar comigo, com o Altay e com outros apoiadores.
E não é só isso: toda vez que você ouvir ou fizer download de um episódio pelo Orelo, vai também estar pingando uns trocadinhos para o nosso projeto.
Então, baixe agora mesmo o app Orelo no endereço Orelo.CC ou na sua loja de aplicativos e ajude a fortalecer o conhecimento científico.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br