O podcast pra quem tem fome de aprender
Se, antes da pandemia, já havia muitas reuniões que poderiam ser e-mails, depois dela, isso piorou ainda mais: é um Zoom atrás de um Teams, atrás de um Meet, atrás de outro Zoom…
Afinal, que efeitos essa saraivada de reuniões online pode provocar nas pessoas? A ciência já estudou isso?
Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
> OUÇA (51min 15s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
*
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
Edição: Reginaldo Cursino.
========
PARCERIA: ALURA
A Alura tem mais de 1.000 cursos de diversas áreas e é a maior plataforma de cursos online do Brasil — e você tem acesso a todos com uma única assinatura.
Aproveite o desconto de R$100 para ouvintes Naruhodo no link:
https://bit.ly/naruhodo_alura
========
REFERÊNCIAS
The Zoom Effect: Exploring the Impact of Video Calling on Appearance Dissatisfaction and Interest in Aesthetic Treatment During the COVID-19 Pandemi
https://academic.oup.com/asj/article/41/12/NP2066/6305984?login=false
The Zoom Effect: A Google Trends Analysis
https://academic.oup.com/asj/article-abstract/42/1/NP76/6377379?login=false
Transitioning from Face-to-Face to Remote Learning: Students’ Attitudes and Perceptions of using Zoom during COVID-19 Pandemic
https://eric.ed.gov/?id=EJ1271211
Post-COVID-19 Adaptations; the Shifts Towards Online Learning, Hybrid Course Delivery and the Implications for Biosciences Courses in the Higher Education Setting
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.711619/full
Who is talking about #Facelift on Instagram?
https://link.springer.com/article/10.1007/s00238-021-01909-y
The Cognitive and Interpersonal Costs of Video
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s1532785xmep0104_1
Virtual communication curbs creative idea generation
https://www.nature.com/articles/s41586-022-04643-y
Looks Far Beyond My Reach: The Zoom Effect in Product Videos Influences Luxury Perception and Purchase Intention
https://ijtes.net/index.php/ijtes/article/view/148
Video Conferencing and Flow-Rate Fairness: A First Look at Zoom and the Impact of Flow-Queuing AQM
https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-72582-2_1
Is Zoom Dysmorphia a new disorder?
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8823569/
Nonverbal Overload: A Theoretical Argument for the Causes of Zoom Fatigue
https://tmb.apaopen.org/pub/nonverbal-overload/release/1#:~:text=On%20Zoom%2C%20behavior%20ordinarily%20reserved,%2C%20coworkers%2C%20and%20even%20strangers
Comparison of the energy, carbon and time costs of videoconferencing and in-person meetings
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140366414000620
Understanding “Zoom fatigue”: Theorizing spatial dynamics as third skins in computer-mediated communication
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S8755461520300748
Understanding “Zoom fatigue”: A mixed-method approach
https://iaap-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/apps.12360
Nonverbal Mechanisms Predict Zoom Fatigue and Explain Why Women Experience Higher Levels than Men
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3820035
Zoom Fatigue: What we Have Learned
https://uidl.naswa.org/handle/20.500.11941/3581
Working through COVID-19: ‘Zoom’ gloom and ‘Zoom’ fatigue
https://academic.oup.com/occmed/article/71/3/164/6218762?login=true
Eye-Contact, Distance and Affiliation
https://www.jstor.org/stable/2786027?seq=1
Zoom Exhaustion & Fatigue Scale
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2451958821000671
Social attraction in video-mediated communication: The role of nonverbal affiliative behavior. Journal of Social and Personal Relationships, https://doi.org/10.1177/0265407518757382
Human face and gaze perception is highly context specific and involves bottom-up and top-down neural processing
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0149763421005364
Naruhodo #313 – Filtros de fotos em redes sociais geram problemas de auto imagem?
https://www.youtube.com/watch?v=nf3nEIpLG6w
Naruhodo #312 – Ficar sentado muito tempo aumenta a chance de morrer mais cedo?
https://www.youtube.com/watch?v=6ZFLoDFLFTY&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
Naruhodo #328 – Existem “gatilhos mentais”?
https://www.youtube.com/watch?v=fxBQJlin8Z4&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
========
APOIE O NARUHODO PELA PLATAFORMA ORELO
Um aviso importantíssimo: o podcast Naruhodo agora está no Orelo: https://bit.ly/naruhodo-no-orelo
E é por meio dessa plataforma de apoio aos criadores de conteúdo que você ajuda o Naruhodo a se manter no ar.
Você escolhe um valor de contribuição mensal e tem acesso a conteúdos exclusivos, conteúdos antecipados e vantagens especiais.
Além disso, você pode ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, e conversar comigo, com o Altay e com outros apoiadores.
E não é só isso: toda vez que você ouvir ou fizer download de um episódio pelo Orelo, vai também estar pingando uns trocadinhos para o nosso projeto.
Então, baixe agora mesmo o app Orelo no endereço Orelo.CC ou na sua loja de aplicativos e ajude a fortalecer o conhecimento científico.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br