Mamilos 362 - Eleições 2022, é dada a largada • B9
Logo - Mamilos

Eleições 2022, é dada a largada

Mamilos #362

Ouvir Eleições 2022, é dada a largada no Spotify
Ouvir Eleições 2022, é dada a largada no Google Podcasts
Ouvir Eleições 2022, é dada a largada no Apple Podcasts
Ouvir Eleições 2022, é dada a largada no Pocket Casts
Ouvir Eleições 2022, é dada a largada no Pocket Casts
Ouvir Eleições 2022, é dada a largada no Pocket Casts
Capa - Eleições 2022, é dada a largada

Diálogos de peito aberto

EDITORIAL MAMILOS

Mamileiros e mamiletes, no dia 2 de outubro deste ano, teremos eleições para escolher presidente, deputados federais, senadores, governadores e deputados estaduais. 

Desde a redemocratização, quando recuperamos o país do controle militar, derrubando a ditadura, os brasileiros já foram às urnas, em eleições presidenciais, para expressar a vontade soberana do povo oito vezes.  

Nossa jovem democracia passou por inúmeros abalos durante as últimas quatro décadas. Construímos e testamos de diferentes formas as instituições que sustentam o frágil pacto social ao redor do qual nos unimos.

Esse ano estamos mais uma vez diante de uma encruzilhada. Somos todos testemunhas e atores de um momento histórico: mais do que escolher entre planos de governo e candidatos, somos convocados esse ano para selecionar e legitimar qual sistema de governo queremos para o país. 

E essa escolha se dá em um país mais fraco politicamente, com mais raiva, menos esperançoso e mais dividido do que há quatro anos.

Ao invés de sermos convocados para escolher entre estratégias para responder aos problemas que nos acompanham desde a formação da república – miséria, crise econômica, corrupção e tantos outros — o debate envolve o futuro da própria democracia. Somos confrontados com problemas que acreditávamos já estarem resolvidos: a confiabilidade do sistema eleitoral e o comprometimento das Forças Armadas com sua missão constitucional.

Essa disputa acontece em um ambiente de instabilidade e violência política, marcado pela ultrapolarização. Segundo a última pesquisa do Datafolha, oito em cada dez eleitores afirmaram que vão votar em Lula ou Bolsonaro. A pouco mais de um mês da eleição, não existe espaço para terceira via. 

Por mais que a gente desejasse outros caminhos, outras possibilidades, outras escolhas, a realidade, hoje, se impõe. Por isso, seguiremos a mesma posição do New York Times em 2020 quando apoiou abertamente Biden em editorial. O Mamilos declara apoio ao candidato Lula por acreditar que ele será capaz de restaurar a confiança do povo nas instituições democráticas, devolver ao governo o respeito pela ciência, trabalhar com uma agenda climática responsável e não ignorar a fome que atinge 33 milhões de pessoas hoje no Brasil.

Por isso, nessas eleições não existe espaço para dúvida ou hesitação. O Mamilos apoia a democracia e, por isso, declaramos voto e apoio ao candidato Lula. 

A construção de pontes, a importância do diálogo e da convivência com o diverso seguem pilares do Mamilos. Mas esses pilares só podem ser executados com um governo democrata no poder, em que poderemos retomar divergências políticas saudáveis.

Estamos profundamente comprometidas a contribuir com nossa voz, nosso espaço e nossa influência para que dia 1º de janeiro tenhamos uma transição segura, sem violência para voltar a construir um país tolerante, inclusivo, que reconhece suas feridas e dívidas históricas e a partir da infinita riqueza da diversidade do seu povo e da sua cultura é capaz de criar um futuro próspero para todos os brasileiros. 

Vamos juntos!

Assinam essa carta:

Alfredo Attié

Carolina Souza

Cris Bartis

Cristina De Luca

Eduarda Esteves

Elisama Santos

Ju Wallauer

Manoel Pinto

Marcio Ballas

Mariana Leão

Mariana Stock

Thallini Millena




No programa de hoje, Ju Wallauer e Cris Bartis vão mergulhar de cabeça em uma análise geral sobre o cenário eleitoral que temos agora, no início das campanhas eleitorais. Quais os principais aspectos que pesam para definição do resultado final? A economia será decisiva nessa eleição?

No time de especialistas, participam do debate hoje Thomas Traumann, jornalista, pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas  e autor de “O Pior Emprego do Mundo“, e Celso Rocha de Barros, formado em Ciência Política pela Unicamp, doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Oxford e colunista do jornal “Folha de S. Paulo”

Aperta o play e vem com a gente!





FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui



CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda participa do nosso grupo especial no Telegram. É só R$9,90 por mês! Quem assina não abre mão.

https://www.catarse.me/mamilos



Equipe Mamilos

Mamilos é uma produção do B9

A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer.

Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse mamilos.b9.com.br

Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza.

Com a estrutura de pauta e roteiro escrito por Eduarda Esteves.

A edição foi de Mariana Leão e as trilhas sonoras, de Angie Lopez.

A capa é de Helô D’Angelo.

A coordenação digital é feita por Agê Barros, Carolina Souza e Thallini Milena.

O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo.

O atendimento e negócios é feito por Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro.