Jornalismo de peito aberto
Estamos batendo recordes, mas não há nada para se orgulhar.
Entre janeiro e agosto deste ano, as queimadas aumentaram 83% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Inpe. O número é o maior em sete anos, com quase 73 mil pontos de incêndios registrados. As queimadas atingiram a tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai, consumindo mais de 20 mil hectares de vegetação.
A causa? A ação de desmatadores.
Em um artigo no Estadão, o engenheiro ambiental Tasso Azevedo explica: “É parte da dinâmica do desmatamento em regiões tropicais. Primeiro, se põem abaixo as grandes árvores; depois passa o correntão para derrubar a vegetação mais baixa; e depois de algumas semanas secando, ateia-se fogo a fim de terminar o serviço”.
Essa estratégia chamou mais atenção pelo planejamento no Pará, onde no dia 10 de agosto aconteceu o “Dia do Fogo”, quando produtores rurais começaram um movimento via WhatsApp para atear fogo nas áreas da Floresta Amazônica para plantar pasto.
A cobertura midiática nacional não focava muito nos incêndios até que, na segunda-feira, dia 19 de agosto, São Paulo viveu um momento inesquecível: algo escureceu o céu da cidade e fez com que o “dia virasse noite” às 3 da tarde. Neblina? Tempestade? Que nada. Era uma camada densa de fumaça. O fenômeno atingiu também outras cidades do Brasil e da Bolívia.
O assunto explodiu. Noticiários do mundo inteiro estão destacando o aumento dos incêndios na Amazônia e as declarações de Bolsonaro sobre essa questão. O G7, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo, ofereceu 20 milhões de dólares para ajudar a cobrir os custos da operação para apagar os incêndios. Jair Bolsonaro ainda não comunicou se aceitará a ajuda.
A atenção mundial para as queimadas nos leva à reflexão sobre os custos da pecuária para o meio ambiente. Todo esse investimento nos torna um dos principais produtores e exportadores mundiais de carne. A pecuária corresponde a 6,6% do PIB nacional em 2018, movimentando cerca de 264 bilhões de reais.
A gravidade da emergência que estamos enfrentando nos ajuda a trazer para a pauta uma discussão incômoda, que sempre protelamos. Será que está na hora de repensar nosso consumo de carne e de outros produtos de origem animal?
Essa já é uma tendência de comportamento crescente e também é um mercado cheio de potencial: 55% dos entrevistados pelo IBOPE disseram que consumiriam mais produtos sem qualquer ingrediente de origem animal.
Para construir a ponte entre quem não consegue considerar a hipótese de abrir mão do seu bife e quem é ativista da causa animal, escolhemos abordar o tema através do relato de três pessoas que fizeram a escolha pelo vegetarianismo a partir de diferentes perspectivas e por motivos diversos. E pra costurar essas histórias com a gente, convidamos um xodó da audiência pra quebrar o gelo. Na mesa, contamos com a presença de Eduardo Jorge, médico sanitarista, ex-deputado estadual, federal e ex-Secretário da Saúde e do Meio Ambiente de São Paulo.
Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!
Download | iTunes | Android | Feed | Spotify
========
BRADESCO AJUDA VOCÊ A EMPREENDER
Hoje o recado do Bradesco é mão na massa: quantas de nós não estamos tentando fazer virar um negócio? Tem muita gente nesse momento de vida, imaginando e fazendo do seu jeito o seu próprio ganha-pão.
Lembro da história linda da Ana Paula Xongani sobre como ela passou por esse processo de imaginar um negócio, ter medo, mas seguir e criar. Pra apoiar, o Bradesco construiu uma oferta de conta MEI – que é o micro empreendedor individual. Você confere mais sobre isso em banco.bradesco/mei! O filme que o Bradesco fez pra essa campanha tá lindo, cheio de referências da força e atitude que a gente precisa pra enfrentar e colocar de pé uma empresa individual. Corre lá no canal do banco no Youtube pra assistir!
========
CAMBLY ENSINA INGLÊS 24 HORAS POR DIA
A gente sabe que quem ouve o Mamilos e outros podcasts quer usar um tempo de deslocamento ou de tarefas do dia pra se informar ou se entreter. E sabe o que mais dá pra fazer quando sobra um tempinho? Aprender inglês com o Cambly!
O Cambly é a única plataforma de aulas de inglês online que cria pontes entre alunos e professores de inglês nativos de língua inglesa instantaneamente. Como uma Netflix, só que de aulas particulares ao vivo, 24h por dia.
Lá é tudo super flexível. Você pode escolher quanto tempo de aula quer fazer, quantos dias na semana, o sotaque do professor, o tipo de aula que quer ter e até dá pra escolher um professor que também goste das mesmas coisas que você, que goste de podcast, por exemplo! E dá pra fazer aulas on demand, mas também dá pra reservar horário se a pessoa preferir.
E você, ouvinte querido, também pode fazer uma aula totalmente grátis e conhecer o Cambly.. É só você acessar o Cambly e usar o nosso código MAMILOS. E se você tem criança em casa, a aula experimental no Cambly Kids custa só 1 real!
========
PROJETO LIMPEZA NA PRAIA
Nos últimos programas a gente tem falado sobre como a FARM acredita em preservar a natureza, sua grande fonte de inspiração. Agora, junto doInstituto Aqualung, a marca quer convidar você para um dos eventos do Projeto Limpeza na Praia!
Essa iniciativa foi criada em 2004 pelo Instituto Aqualung. É um projeto de
educação ambiental que tem o objetivo de ajudar a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade: as crescentes montanhas de resíduos produzidas pela sociedade de consumo. São promovidos quatro grandes eventos por ano de limpeza nas praias, rios e lagoas e todo mundo pode ir pra fazer sua parte pela preservação do meio-ambiente!
E o próximo será apoiado pela FARM! Será no dia 21 de setembro, na praia de Copacabana, de 09h às 13h, em frente ao hotel Marriot. Pra você saber mais, entre lá no site institutoaqualung.com.br! E não se esqueça de seguir o Instagram da FARM (@AdoroFARM) e conferir o site farmrio.com.br!
========
FALE CONOSCO
. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui
========
CONTRIBUA COM O MAMILOS
Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos
========
EQUIPE MAMILOS
O Mamilos é uma produção do B9
Apresentação: Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Direção criativa e edição: ALexandre Potascheff
Edição: Caio Corraini
Produção: Beatriz Fiorotto
Entrevista e roteiro das histórias: Déia Freitas
Apoio à pauta: Jaqueline Costa e grande elenco
Capa: Johnny Brito
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Lucas de Britto e Hiago VInícius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
========
FAROL ACESO
Eduardo: Livro “Alimentação Sem Carne” e filme “A Melhor Juventude”;
Cris: Filme “O Patrão: Radiografia de um Crime”;
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brMamilos
Diálogos de peito aberto
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br