Jornalismo de peito aberto
Desde que falamos sobre Venezuela no Mamilos 115, Maduro se reelegeu através de uma eleição em que a empresa responsável pelas urnas eletrônicas declarou que a quantidade de votos registrada pelo sistema é de pelo menos 1 milhão de votos a menos do que a declarada pelo governo, e encerrou as operações no país. A Assembléia Nacional, de maioria oposicionista ao governo, pela primeira vez em quase 20 anos anos, não reconhece esse resultado, e declarou Maduro um presidente ilegítimo, evocando o artigo 233 da Constituição que diz “Quando houver falta absoluta do presidente eleito ou da presidenta eleita antes de assumir o cargo, uma nova eleição será realizada (…) E enquanto se aguarda a eleição e posse do novo presidente ou presidenta, se encarregará da Presidência da República o Presidente ou Presidenta da Assembleia Nacional”. A partir deste artigo, Juan Guaidó é reconhecido pela Assembléia como presidente.
Acompanhando os desdobramentos políticos, a crise econômica e social se aprofunda e a inflação castiga o povo. No final do ano passado, os preços dobraram a cada 19 dias em média. A falta de acesso a itens básicos de alimentação, higiene e saúde pode ser compreendida por dois índices alarmantes: 64,3% dos venezuelanos afirmam ter perdido peso em 2017 e a Malária está fora de controle na região.
Hoje vamos falar sobre o aprofundamento dessa crise, pra entender como esses acontecimentos impactam a vida das pessoas, quais são as forças que sustentam esse governo, qual é o papel da comunidade internacional na crise, as sanções e operações de ajuda humanitária, e quais são as perspectivas para o futuro.
Na mesa, contamos com a presença de João Paulo Charleaux, repórter do Nexo; Oliver Stuenkel, professor e pesquisador de relações internacionais graduado pela Universidade de Valência, na Espanha, e mestre em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government de Harvard University; e Paula Ramon, jornalista venezuelana e correspondente da AFP em São Paulo. Além deles, também participam do programa Ernesto Araújo, Rupert Colville, Carolina Silva Pedroso e Guilherme Olmo.
Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!
Download | iTunes | Android | Feed | Spotify
========
BRADESCO E ELZA SOARES CELEBRAM O DIA DA MULHER
E o Bradesco não poderia deixar passar o Dia da Mulher sem prestar uma justa homenagem e para isso convidou nada mais nada menos que Elza Soares para falar de como a união das mulheres foi capaz de mudar nossa trajetória, e essa união, uma voz única, será capaz de transformar muito mais.
O vídeo dessa campanha, locução, texto e trilha sonora foi todo produzido por mulheres e será veiculado nas redes sociais do Bradesco. É a segunda vez que o banco tem a honra de ter a cantora em uma campanha, sendo a primeira vez em 2017 para falar sobre Consciência Negra. É o Bradesco buscando sempre estar junto das mudanças que permitirão construir um futuro mais justo e igualitário.
========
FALE CONOSCO
. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui
========
CONTRIBUA COM O MAMILOS
Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos
========
EQUIPE MAMILOS
Edição – Caio Corraini
Produção – Maíra Teixeira
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia
========
CAPA
A capa dessa semana é de autoria de Marianna Schmidt.
========
FAROL ACESO
João: Livro “Os Miseráveis”;
Oliver: Site El Chigüire Popular e playlist do Spotify “Venezuela Top 100”;
Paula: Livro “O Estado Mágico: Natureza, Dinheiro e Modernidade na Venezuela”;
Ju: Livro “O Sol É Para Todos” e curta “Absorvendo o Tabu”.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brMamilos
Diálogos de peito aberto
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br