Mamilos 156 - Aborto • B9
Logo - Mamilos

Aborto

Mamilos ##156

Ouvir Aborto no Spotify
Ouvir Aborto no Google Podcasts
Ouvir Aborto no Apple Podcasts
Ouvir Aborto no Pocket Casts
Ouvir Aborto no Pocket Casts
Ouvir Aborto no Pocket Casts
Capa - Aborto

Jornalismo de peito aberto

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber convocou uma audiência pública para os dias 3 e 6 de agosto para ouvir especialistas na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442, ação que requer a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Em poucas semanas, o STF recebeu 501 pedidos de inscrições de palestrantes interessados em falar na audiência, um recorde para a Corte. Foram convocadas mais de 50 organizações, nacionais e internacionais, dos campos da saúde, de direitos humanos e jurídico, entre outros, para falar na audiência.

Esse é o contexto que traz o debate sobre o aborto mais uma vez para a pauta do Mamilos. Semana passada, antes de voltarmos de férias, republicamos um programa gravado lá no início do Mamilos, há quase 4 anos, pra preparar o terreno.

Seria lógico convidar hoje um religioso inspirador e uma feminista eloquente e provocar uma conversa para construir pontes entre os argumentos que a gente tá acostumado a ouvir nesse debate. Mas quando começamos a procurar um novo ângulo que justificasse voltar ao tema, não conseguíamos achar uma abordagem que rendesse 90 minutos de conversa. Por que no fundo é simples: olhem os números, tem gente morrendo, não é uma questão moral, é uma questão de saúde pública.

Então a ideia foi dividir o papo em 3 partes. Primeiro a gente começa pela parte objetiva: vamos falar com quem tá na linha de frente do cuidado a essas mulheres, vamos partir do concreto, da realidade material, pra tirar da frente alguns estereótipos e mostrar a gravidade do problema.

Desse diagnóstico surge a urgência de buscar alternativas. Daí que acreditamos que venha a parte que mais rende conversa, troca, investigação, que é a reflexão sobre os temas morais envolvidos no debate.

E por fim fechamos voltando pra prática com a pergunta: como resolvemos esse conflito? O que a gente faz quando um assunto tão importante e com consequências tão sérias é alvo de uma disputa capaz de não possibilitar um consenso?

Mais uma vez, nosso objetivo aqui não é apresentar um confronto de ideias em que um lado saia vencedor. Não é fazer uma investigação e apresentar a melhor alternativa pra vocês. Não é militar. Não é sequer fazer ninguém mudar sua posição quanto ao assunto. O que a gente quer com esse programa é, num ambiente de certezas plenas, complexificar o debate. Explorar as nuances, mostrar a insuficiência de cada posição de dar conta de todos os aspectos da realidade. A gente quer provocar dúvida e desconforto e através disso deixar os ouvintes mais flexíveis, mais permeáveis para encontrar e acolher a dissonância.

Para isso, contamos hoje na mesa com a presença de Francisco Razzo, mestre em filosofia pela PUC-SP e autor do livro “Contra o Aborto”; e Denis Cacique, mestre e doutor em Ciências da Saúde na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Abre a mente e o coração e taca-lhe o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.

www.padrim.com.br/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini

Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco

Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia

========

CAPA

A capa dessa semana foi feita por Zeca Bral*.

========

FAROL ACESO

Denis: Livro “Eichmann em Jerusalém. Um Relato Sobre a Banalidade do Mal” ;

Francisco: Livro “O Efeito Lúcifer”, filme “O Experimento de Aprisionamento de Stanford” e jogo “The Last of Us”;

Ju: Livros “Os Despossuídos”, “A Mão Esquerda da Escuridão” e “Tudo que É Belo” e série “Something in the Rain”.

*Sobre a capa: Baseada na obra “Danaë and the Shower of Gold”, de Adolf Ulrik Wertmüller, lançada em 1787 e atualmente no Museu Nacional da Suécia. Esta é apenas uma das inúmeras representações artísticas do mito de Danaë, ou o “mito do sêmen como chuva de ouro”, como algo sagrado, uma vez que Zeus (um dos maiores tarados da mitologia!) ao se apaixonar pela jovem e bela princesa, se transforma em pó de ouro e a “fertiliza”. A história da gravidez indesejada (sim, pq não há menção de q a jovem moça consentiu esta gestação) acaba mal, pois o Rei que havia enclausurado a filha após saber pelo oráculo que seu neto um dia o mataria, resolve jogar mãe e filho ao mar. Ambos sobrevivem, o menino se transforma em um grande herói, responsável pela morte da terrível Medusa e, obviamente, do seu avó que assistia a luta nas arquibancadas deste dramático show da mitologia grega (Fonte: Google Arts & Culture).