Uma conexão Globosat
Pais e filhos têm uma relação que é para vida toda e que influencia na personalidade e no modo de agir de cada um. Mas quais as características ajudam a diferenciar essas relações? Como os estilos de cuidado se refletem no comportamento das crianças? Essas são algumas perguntas respondidas por Túlio Custódio e Vitória de Moraes no sexto episódio da série de podcasts Gente Investiga.
O programa traça um paralelo entre o estilo de cuidar e criar através dos tempos. A partir do século XVI, tanto a Igreja como os sistemas monárquicos iniciaram uma fase de intensa valorização da infância. Foi quando, mais precisamente em 1685, o padre português Alexandre de Gusmão publicou o livro “A Arte de Criar bem os Filhos na Idade da Puerícia”. A obra dá uma boa ideia dos valores da época e, em resumo, prega que não há uma boa criação sem castigo e até, vejam só, associa a criação de uma criança aos ensinamentos dados de um cavalo — usando uma vara para corrigir os defeitos e espora para estimular a seguir o caminho.
Hoje, claro, isso está ultrapassado. Mas naquela época, o que os padres e a igreja falavam era a única fonte de informação que os pais tinham em relação a criação dos filhos. Felizmente, com o desenvolvimento e a democratização da ciência, as informações passadas por pedagogos e psicólogos passaram a ser ouvidas. Hoje, segundo aponta no podcast, Vitória de Moraes, analista de inteligência de mercado do Canal Gloob, os estilos de cuidado derivam de um estudo americano baseado em três pilares: um estilo mais autoritário, onde os pais controlam a vida dos filhos em todos os sentidos; um estilo mais permissivo, onde as crianças podem definir desejos e prioridades; além de um terceiro modelo, um meio onde as crianças são ouvidas, suas opiniões levadas em conta, mas as decisões finais cabem aos pais.
Para identificar como essas características estão presentes nas famílias brasileiras hoje, foram entrevistados 1.083 pais e filhos (entre 6 e 9 anos de idade) das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, das classes ABC. “Quando investigamos o tema, não achamos muitos dados que quantificavam esses comportamentos a respeito de como a criança responde aos estímulos que recebe de casa. Então, surgiu a ideia de fazer um estudo para entender essa relação atual”, diz Vitória. O estudo “Vem de Casa“, disponível aqui na plataforma Gente, deixa claro que a maioria dos pais, hoje, concorda que orientar é melhor do que impor regras. Logo. isso aponta para uma evolução e mostra uma abertura a um modelo de escuta mais apático e menos repressivo. “Existem muitas infâncias distintas hoje, ainda mais nosso país que é muito grande e diverso. “Isso é ótimo, porque um novo milênio necessita de um novo modelo de criar: com mais afeto e escuta”, finaliza Vitória.
Vem com a gente.
Conversa - A Força da Periferia
Gente Conversa #52 explora as forças criativas que emergem e transformam o país
Investiga - Produtividade, Pra Que Te Quero?
Gente Investiga #50 discute a necessidade de descanso e desconexão em meio à busca por resultados no trabalho
Investiga - O Brasileiro e o Esporte
Gente Investiga #49 discute quais motivos levam os brasileiros a se exercitar
Conversa - As Mulheres e o Mercado de Trabalho
Gente Conversa #50 discute o acesso ao emprego e a luta por equidade salarial
Investiga - Marcas e o Mercado da Influência
Gente Investiga #48 analisa o que torna os influenciadores tão eficazes
Conversa - Como o Brasileiro Inspira o Audiovisual
Gente Conversa #49 desvenda como as produções audiovisuais retratam nossa diversidade
Conversa - Releitura de Novelas
Gente Conversa #48 relembra narrativas que continuam relevantes depois de décadas
Investiga - Como a IA Vai Mudar seu Entretenimento
Gente Investiga #47 debate como as novas Inteligências Artificiais prometem revolucionar a criação de conteúdo
Investiga - Representatividade LGBTQIAPN+ na Mídia
Gente Conversa #47 analisa a luta por reconhecimento e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+
Conversa - Ça Va Paris
Gente Conversa #46 reflete sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Investiga - Rio, uma cidade além do estereótipo
Gente Investiga #46 apresenta um panorama sobre um Rio de Janeiro que pouca gente vê
Investiga - Jornalismo em tempo de fake news
Gente Investiga #45 debate a importância do jornalismo responsável e das agências de checagem para a preservação da democracia
Conversa - A moda da moda sustentável
Um análise de como a indústria da moda pode coexistir com o meio ambiente
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br