Uma conexão Globosat
Os dados mais recentes do IBGE mostram que a população negra está em desvantagem no Brasil em diferentes âmbitos sociais como político, acadêmico e econômico, por exemplo. Os números ainda mostram que, apesar de representarem 51% da população, apenas uma em quatro pessoas que consegue um diploma no ensino superior é negra. Para discutir esse cenário e falar de atuação na comunicação e na tecnologia, o sociólogo Túlio Custódio é o responsável por comandar a conversa que conta com a participação de três mulheres que têm o que falar. Maria Rita Casagrande é desenvolvedora e trabalha com tecnologia há mais de 20 anos, a jornalista e empreendedora Monique Evelle estuda marcas e a atuação delas no mercado. Já Isabel Aquino é publicitária e responsável pelo TODX, um mapa da representatividade de gênero e raça na publicidade.
O trio levanta a discussão em cima da síndrome do impostor, que acontece quando as pessoas não aceitam que elas podem fazer e chegar onde quiserem. Para Isabel, “a representatividade é um lugar muito solitário”, aonde as pessoas precisam lutar constantemente para tentar mudar uma pequena parte do todo. A conversa também gira em torno de marcas e da importância em se discutir o papel dos negros na tecnologia.
“As marcas não vão parar de financiar eventos e campanhas com baixa representatividade negra, existe uma coisa maior por trás. Ouvi recentemente que o racismo é maior que o capitalismo e é um ponto importante para pensarmos”, afirma Isabel. Por fim, Maria Rita também levanta as questões que envolvem os algoritmos. “As empresas precisam se responsabilizar pelos dados. É necessário muito esforço para a gente mudar coisas simples, como um buscador trazendo resultados reais. Quem produz esses algoritmos diz muito o que vai ser o futuro”, conclui.
Tulio ainda pede a opinião das convidadas em uma questão crucial: Por que importa falar sobre representatividade negra e sobre a integração de negros na sociedade? Para Isabel “somos mais propensos a ser o que vemos, acho que representatividade é você conseguir ver narrativas empoderadas em diversos perfis na mídia. Assim vamos criar referências para crianças e jovens. Para Monique, é importante continuar falando sobre o tema “uma vez que as intelectualidades negras precisam ser ouvidas de verdade e não apenas estudadas nas faculdades”, explica. Já Maria Rita afirma que “se pararmos de brigar por representatividade, nossa história voltará a ser contada por um grupo que não viveu isso. E aí a nossa história vai ser como eles quiserem. Esse para mim é o ponto mais inaceitável”, finaliza.
Vem pra conversa.
Conversa - A Força da Periferia
Gente Conversa #52 explora as forças criativas que emergem e transformam o país
Investiga - Produtividade, Pra Que Te Quero?
Gente Investiga #50 discute a necessidade de descanso e desconexão em meio à busca por resultados no trabalho
Investiga - O Brasileiro e o Esporte
Gente Investiga #49 discute quais motivos levam os brasileiros a se exercitar
Conversa - As Mulheres e o Mercado de Trabalho
Gente Conversa #50 discute o acesso ao emprego e a luta por equidade salarial
Investiga - Marcas e o Mercado da Influência
Gente Investiga #48 analisa o que torna os influenciadores tão eficazes
Conversa - Como o Brasileiro Inspira o Audiovisual
Gente Conversa #49 desvenda como as produções audiovisuais retratam nossa diversidade
Conversa - Releitura de Novelas
Gente Conversa #48 relembra narrativas que continuam relevantes depois de décadas
Investiga - Como a IA Vai Mudar seu Entretenimento
Gente Investiga #47 debate como as novas Inteligências Artificiais prometem revolucionar a criação de conteúdo
Investiga - Representatividade LGBTQIAPN+ na Mídia
Gente Conversa #47 analisa a luta por reconhecimento e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+
Conversa - Ça Va Paris
Gente Conversa #46 reflete sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Investiga - Rio, uma cidade além do estereótipo
Gente Investiga #46 apresenta um panorama sobre um Rio de Janeiro que pouca gente vê
Investiga - Jornalismo em tempo de fake news
Gente Investiga #45 debate a importância do jornalismo responsável e das agências de checagem para a preservação da democracia
Conversa - A moda da moda sustentável
Um análise de como a indústria da moda pode coexistir com o meio ambiente
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br