Gente - Mulheres e Entretenimento • B9
Logo - Gente

Mulheres e Entretenimento

Gente #36

Ouvir Mulheres e Entretenimento no Spotify
Ouvir Mulheres e Entretenimento no Google Podcasts
Ouvir Mulheres e Entretenimento no Apple Podcasts
Ouvir Mulheres e Entretenimento no Pocket Casts
Ouvir Mulheres e Entretenimento no Pocket Casts
Capa - Mulheres e Entretenimento

Vivências e realidades sociais das mulheres moldam a forma como consomem conteúdo

A indústria do entretenimento tem passado por grandes transformações.  Parte por conta do avanço da tecnologia. Parte pela crescente demanda por conteúdo diverso e representativo. E as mulheres são parte ativa e crítica neste cenário.

No Brasil, o público feminino é o principal consumidor de entretenimento, desde as tradicionais novelas até as mais recentes plataformas de streaming. Em um estudo global, as brasileiras ficaram em segundo lugar como as mulheres que mais consomem streaming no mundo. A experiência das mulheres, porém, é frequentemente afetada pela falta de representatividade e a perpetuação de estereótipos de gênero. Não à toa, elas vem exigindo mais protagonismo e representatividade em filmes, programas de TV, jogos, músicas e livros.

A forma como as mulheres acessam o conteúdo é moldada por suas  vivências e realidades sociais. É o que mostra a pesquisa “Como as brasileiras consomem entretenimento?”, feita pelo GNT. Realizada em 2022 com mulheres entre 30 e 45 anos, a pesquisa mostra, por exemplo, que 84% das mulheres são interrompidas em suas experiências com conteúdos de vídeo – o que explica uma preferência por narrativas curtas.

De que outras formas as vivências femininas interferem no consumo de entretenimento? E qual o papel do conteúdo na diminuição das desigualdades de gênero?

Juliana Wallauer conversa com Renata Martins,  diretora e roteirista, criadora da série Histórias (Im)Possíveis, que reúne tramas ficcionais de suspense protagonizadas por mulheres, Miriam Castro, conhecida como Mikannn, é jornalista e youtuber especializada em cultura pop, jogos e séries, com mais de 500 mil inscritos em seu canal e Leonardo Moura, Gerente Sênior de Produto de Canais Pagos na Globo, à frente da programação de lifestyle, entretenimento, infantil e notícias.

Vem com a gente pra uma conversa sobre tendências, desafios e oportunidades para o consumo de entretenimento por mulheres no Brasil.

Vem com a gente!





Coordenação Geral: Carlos Merigo

Apresentação: Ju Wallauer

Direção Criativa: Alexandre Potascheff

Roteiro: Renan Dissenha Fagundes

Edição: Gabriel Pimentel

Transcrição: Camila Souza

Texto: B9

Imagem: jeffbergen – Getty Images