Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte
Quando o assunto é esporte, o futebol segue no topo da preferência dos brasileiros.
Isso não mudou.
Mas, assim como tudo no mundo de hoje, o futebol também vem passando por transformações profundas.
Algumas foram impulsionadas pela pandemia. Outras, pelo jeito menos estruturado com que os jovens consomem conteúdo. E ainda tem as mudanças legais, como a transformação dos clubes em sociedades anônimas e a chegada de novos jogadores nesse jogo.
Por exemplo. Uma das principais novidades do futebol brasileiro nos últimos anos foi a popularização dos sites de apostas esportivas. Eles chegaram em peso ao Brasil depois de uma medida provisória em 2018. Em 2020, esse mercado movimentou 7 bilhões de reais. Além de fazerem a cabeça dos torcedores, essas plataformas se tornaram um dos principais anunciantes do esporte. E patrocinam grandes clubes do país.
O crescimento do futebol feminino também é notável. Este ano, inclusive, estreia uma nova divisão no campeonato nacional: o Brasileirão Feminino A3. Assim, com três divisões, o Brasileirão Feminino movimentará 64 clubes de todo o país. O jogo das mulheres também ganha cada vez mais espaço na mídia e no coração das torcidas. E já se apresenta como um importante espaço para os clubes desenvolverem novos negócios, principalmente na área de marketing.
Porém, algumas coisas nunca mudam. Uma delas é a importância da TV na vida dos torcedores. Outra, é a capacidade do futebol de gerar identificação, sensação de pertencimento e paixão. E é sobre essa paixão, e tudo que ela envolve fora do campo, que a gente vai conversar hoje.
No papo, Juliana Wallauer recebe Erika Paulon Santos, Especialista de Marketing em Esportes Globo, Luis Fernando Santos, Gerente de Marketing Publicitário em Esportes Globo, e Arthur Silva, Head da Betway no Brasil.
Bora jogar?
Podcast Gente Conversa
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Ju Wallauer
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Camila Souza
Texto: B9
Imagem capa / cabeçalho: Arte sobre fotografia – alphaspirit © stock.adobe.com
Conversa - A Força da Periferia
Gente Conversa #52 explora as forças criativas que emergem e transformam o país
Investiga - Produtividade, Pra Que Te Quero?
Gente Investiga #50 discute a necessidade de descanso e desconexão em meio à busca por resultados no trabalho
Investiga - O Brasileiro e o Esporte
Gente Investiga #49 discute quais motivos levam os brasileiros a se exercitar
Conversa - As Mulheres e o Mercado de Trabalho
Gente Conversa #50 discute o acesso ao emprego e a luta por equidade salarial
Investiga - Marcas e o Mercado da Influência
Gente Investiga #48 analisa o que torna os influenciadores tão eficazes
Conversa - Como o Brasileiro Inspira o Audiovisual
Gente Conversa #49 desvenda como as produções audiovisuais retratam nossa diversidade
Conversa - Releitura de Novelas
Gente Conversa #48 relembra narrativas que continuam relevantes depois de décadas
Investiga - Como a IA Vai Mudar seu Entretenimento
Gente Investiga #47 debate como as novas Inteligências Artificiais prometem revolucionar a criação de conteúdo
Investiga - Representatividade LGBTQIAPN+ na Mídia
Gente Conversa #47 analisa a luta por reconhecimento e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+
Conversa - Ça Va Paris
Gente Conversa #46 reflete sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Investiga - Rio, uma cidade além do estereótipo
Gente Investiga #46 apresenta um panorama sobre um Rio de Janeiro que pouca gente vê
Investiga - Jornalismo em tempo de fake news
Gente Investiga #45 debate a importância do jornalismo responsável e das agências de checagem para a preservação da democracia
Conversa - A moda da moda sustentável
Um análise de como a indústria da moda pode coexistir com o meio ambiente
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br