Gente Investiga - Marcas e o Mercado da Influência • B9
Logo - Gente

Investiga - Marcas e o Mercado da Influência

Gente #48

Ouvir Investiga - Marcas e o Mercado da Influência no Spotify
Ouvir Investiga - Marcas e o Mercado da Influência no Google Podcasts
Ouvir Investiga - Marcas e o Mercado da Influência no Apple Podcasts
Ouvir Investiga - Marcas e o Mercado da Influência no Pocket Casts
Ouvir Investiga - Marcas e o Mercado da Influência no Pocket Casts
Capa - Investiga - Marcas e o Mercado da Influência

Gente Investiga #48 analisa o que torna os influenciadores tão eficazes

O marketing de influência tem se consolidado como uma das estratégias mais poderosas no universo digital. 

Em 2023, esse mercado movimentou mais de 21 bilhões de dólares, segundo o Influencer MarketingHub.

E esses números podem – e devem – aumentar. 

É que uma pesquisa recente feita pela Youpix em parceria com a Nielsen ouviu cerca de 100 profissionais de diversas empresas e revelou um dado interessante: quase 85% dos entrevistados planejam aumentar seus investimentos em marketing de influência.

Isso mostra que as marcas estão cada vez mais confiantes no potencial dos influenciadores para alcançar seus públicos de maneira eficaz e autêntica. 

E tal confiança não é sem motivo.

Em 2019, cerca de 70% das companhias já concordavam que trabalhar com influenciadores traz resultados que nenhuma outra forma de comunicação digital consegue alcançar. Esse percentual cresceu em 2021 e passou a impressionante marca de 93% em 2023.

Mas o que torna os influenciadores tão eficazes? 

A resposta parece estar na autenticidade e na conexão que eles conseguem estabelecer com seus seguidores. Essa proximidade faz com que as recomendações pareçam mais genuínas, aumentando a confiança.

Só que pra isso funcionar de verdade, as marcas precisam lidar com alguns desafios.

Tulio Custódio, investiga, junto com Gabriela Hermanny, Head da Viu (Globo), o que as marcas ganham – e o que elas podem perder – quando trabalham com influenciadores digitais.