Gente Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday • B9
Logo - Gente

Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday

Gente #38

Ouvir Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday no Spotify
Ouvir Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday no Google Podcasts
Ouvir Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday no Apple Podcasts
Ouvir Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday no Pocket Casts
Ouvir Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday no Pocket Casts
Capa - Investiga - Decodificando o consumidor brasileiro para a Black Friday

Um olhar para o perfil consumidor do brasileiro

Nosso país é marcado por uma grande diversidade cultural, regional e social, e isso tudo espalhado em um território imenso. Então, não é de se espantar que o consumidor brasileiro também se mostre um ser multifacetado, com vários comportamentos, preferências e necessidades que não podem ser resumidas em um perfil único.

Esse mosaico que influencia o consumo do brasileiro é ainda mais importante para o mercado nas datas especiais para vendas, como a Black Friday. Falando em Black Friday, 2023 é um ano de recuperação para o evento: em 2022, o número de vendas online caiu pela primeira vez.

Um dos caminhos para o varejo superar seus desafios é tentar entender quem são os consumidores brasileiros. O que sabemos sobre eles? Quais são suas particularidades? O que os une? E o que os separam?

Tulio Custódio explora essas questões, junto a Suzana Pamplona, Diretora de Pesquisa e Conhecimento da Globo, e Glauber Prado, Analista de Insights e Varejo na Globo.





Coordenação Geral: Carlos Merigo

Apresentação: Ju Wallauer

Direção Criativa: Alexandre Potascheff

Roteiro: Renan Dissenha Fagundes

Edição: Gabriel Pimentel

Transcrição: Camila Souza

Texto: B9

Imagem: jeffbergen – Getty Images