
Gente Investiga analisa a relação dos brasileiros com a comida
Se você tivesse que descrever a alimentação dos brasileiros, como faria?|
Você pensou em arroz, feijão e bife, né? Para muita gente, “comer” é isso mesmo.
No máximo, a gente dá uma ousada com uma batatinha frita. E os mais saudáveis, com uma salada. Tudo regado a um suquinho ou refrigerante, claro. No domingo, é de lei: uma macarronada caprichada, ou qualquer outro prato tradicional daquela família, que consiga reunir a todos num grande almoço comunitário.
Com toda a nossa diversidade, pluralidade e mistura, a alimentação é o nosso porto seguro. A mesa é o espaço onde o nosso tradicionalismo se mantém vivo. A gente pode discordar da religião, política e futebol… Mas o cardápio da gente é sagrado.
Mas, será que você consegue se lembrar do cardápio das suas refeições nos últimos 7 dias? Ou dizer, pelo menos, quando você comeu marmita, quando pediu um delivery, quando jantou fora, ou até mesmo quando “pulou” uma refeição?
Pois é, parece que o ditado “eu não lembro nem o que eu comi no café da manhã” não é tão metafórico assim, não é?
Nosso cardápio é bem mais variado do que a gente imagina. Resta saber, nesse furacão de comidas, quais são parte ou não de nossos hábitos alimentares. E afinal, o que são e qual a importância de olharmos para esses hábitos. Especialmente em tempos onde nossa rotina alimentar é cada vez menos rígida e homogênea.
O Gente Investiga de hoje, quero saber: O que a comida diz sobre os brasileiros?
Túlio Custódio recebe Paula Pinto e Silva, antropóloga, cientista social e sócia-diretora na Tekô Antropologia para tentar descobrir.
Vem com a gente!
Podcast Gente Investiga
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Túlio Custódio
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Maria Luísa Reis
Texto: B9
Imagem: Andrea Piacquadio – Pexels


Investiga - Consumo musical no Brasil
Gente Investiga #51 mergulha no universo da música para entender o que a torna tão presente na vida dos brasileiros

Conversa - A Força da Periferia
Gente Conversa #52 explora as forças criativas que emergem e transformam o país

Investiga - Produtividade, Pra Que Te Quero?
Gente Investiga #50 discute a necessidade de descanso e desconexão em meio à busca por resultados no trabalho


Investiga - O Brasileiro e o Esporte
Gente Investiga #49 discute quais motivos levam os brasileiros a se exercitar

Conversa - As Mulheres e o Mercado de Trabalho
Gente Conversa #50 discute o acesso ao emprego e a luta por equidade salarial

Investiga - Marcas e o Mercado da Influência
Gente Investiga #48 analisa o que torna os influenciadores tão eficazes

Conversa - Como o Brasileiro Inspira o Audiovisual
Gente Conversa #49 desvenda como as produções audiovisuais retratam nossa diversidade

Conversa - Releitura de Novelas
Gente Conversa #48 relembra narrativas que continuam relevantes depois de décadas

Investiga - Como a IA Vai Mudar seu Entretenimento
Gente Investiga #47 debate como as novas Inteligências Artificiais prometem revolucionar a criação de conteúdo

Investiga - Representatividade LGBTQIAPN+ na Mídia
Gente Conversa #47 analisa a luta por reconhecimento e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+

Conversa - Ça Va Paris
Gente Conversa #46 reflete sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Investiga - Rio, uma cidade além do estereótipo
Gente Investiga #46 apresenta um panorama sobre um Rio de Janeiro que pouca gente vê
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br