
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
Você já ouviu falar de ubuntu? Essa é uma daquelas palavras de difícil tradução. De origem sul-africana, ela carrega uma reflexão filosófica a partir do seguinte ponto: ‘eu sou porque você é’.
Filosofia de preto, o ubuntu é, na prática, sobre cooperação. E essa é uma das chaves mais importantes para sacar de onde vem a potência da revolução preta que estamos atravessando. Eu explico:
O ubuntu é revolucionário quando absorvido por comunidades marginalizadas. E as favelas brasileiras – de população majoritariamente preta – sempre tiveram na cooperação e no senso de comunidade a sua maior potência.
E essa força já gerou enormes mudanças…
Quer um exemplo?
Basta se ligar em como a cultura negra se transformou no maior centro de influência artística do país. Os pretos brasileiros já não precisam mais do aval de ninguém para legitimar suas existências. O mundo é que tem que correr atrás.
Mas ainda tem muita coisa pra acontecer – e pra ser revolucionada – nessa história. O ubuntu é um caminho para um outro conceito central da negritude contemporânea: o afrofuturismo.
Já ouviu falar, né
A cidade de Wakanda, da Marvel, ganhou espaço no imaginário de todo mundo quando a gente pensa sobre o termo. Mas a real é que afrofuturismo não é ficção, mas sim um jeito de transformar a realidade. O preto como protagonista, aliado à tecnologia, à ciência e ao poder.
A ideia de black money, por exemplo, tem tudo a ver com isso.
Se liga:
Nos anos 90, uma pesquisa norte-americana descobriu que enquanto 1 dólar circulava por 30 dias dentro da comunidade asiática, na comunidade negra esse período se resumia a seis horas. Ou seja: o dinheiro saia das mãos dos consumidores negros, mas não chegava aos empreendedores negros.
O black money é uma estratégia para mudar isso e propor que a comunidade se retroalimente, se fortaleça. Compre do preto.
Ubuntu.
Enquanto isso…
No Brasil, um empreendedor preto tem os seus pedidos de crédito negados três vezes mais do que um branco. Construir uma rede comunitária que drible os racismos institucionais é um gatilho gigante para fazer das ideias afrofuturistas realidade.
E essa ferramenta ganha ainda mais força quando a gente se lembra que o maior grupo demográfico do Brasil é o de mulheres negras. Que são, sim, massacradas pelo sistema. Mas resistiram, resistem e revolucionam. E ainda empreendem.
A existência preta não é (só) composta por tragédias.
O debate público já está sendo mais pautado pela necessidade de diversidade – mas precisamos agora converter isso em mais dinheiro, mais poder e mais saúde para o povo preto brasileiro.
E é sobre isso que Túlio Custódio, Katiúcha Watuze, Luiz Felipe Sá e Rafaelle Seraphim vão trocar uma ideia com você hoje.
Vem com a gente!


Investiga - Consumo musical no Brasil
Gente Investiga #51 mergulha no universo da música para entender o que a torna tão presente na vida dos brasileiros

Conversa - A Força da Periferia
Gente Conversa #52 explora as forças criativas que emergem e transformam o país

Investiga - Produtividade, Pra Que Te Quero?
Gente Investiga #50 discute a necessidade de descanso e desconexão em meio à busca por resultados no trabalho


Investiga - O Brasileiro e o Esporte
Gente Investiga #49 discute quais motivos levam os brasileiros a se exercitar

Conversa - As Mulheres e o Mercado de Trabalho
Gente Conversa #50 discute o acesso ao emprego e a luta por equidade salarial

Investiga - Marcas e o Mercado da Influência
Gente Investiga #48 analisa o que torna os influenciadores tão eficazes

Conversa - Como o Brasileiro Inspira o Audiovisual
Gente Conversa #49 desvenda como as produções audiovisuais retratam nossa diversidade

Conversa - Releitura de Novelas
Gente Conversa #48 relembra narrativas que continuam relevantes depois de décadas

Investiga - Como a IA Vai Mudar seu Entretenimento
Gente Investiga #47 debate como as novas Inteligências Artificiais prometem revolucionar a criação de conteúdo

Investiga - Representatividade LGBTQIAPN+ na Mídia
Gente Conversa #47 analisa a luta por reconhecimento e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+

Conversa - Ça Va Paris
Gente Conversa #46 reflete sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Investiga - Rio, uma cidade além do estereótipo
Gente Investiga #46 apresenta um panorama sobre um Rio de Janeiro que pouca gente vê
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br