
No retorno da pandemia, os jovens parecem mais desencantados com o mundo do trabalho do que nunca. Estamos criando uma geração de preguiçosos, ou precisamos repensar nossas profissões?
Nas últimas semanas, uma nova buzzword tomou as manchetes de cadernos de Carreira em todo o mundo: o “quiet quitting” é um fenômeno que vem alarmando lideranças em todo o mundo, por estimular trabalhadores a “fazerem apenas o mínimo” em seus postos de trabalho. Ou seja: não fazer nada além de chegar, desempenhar suas funções e ir embora. Contra todas as práticas de motivação, engajamento e cultura empresarial dos últimos tempos, a “nova” prática, que deriva do movimento “Antiwork” (surgido em um fórum do Reddit há alguns meses) – uma crítica ao mundo do trabalho e dos “bullshit jobs” como um todo, que ganhou projeção internacional ao estimular a recusa ao mercado de trabalho como ele é. O que só contribuiu com uma crença popular de que estamos criando uma geração de “preguiçosos profissionais”, que querem fama em detrimento do trabalho duro.
No Braincast 470, Carlos Merigo, Beatriz Fiorotto, Cris Dias e Luiz Hygino recebem o sociólogo e curador de conhecimento na Inesplorato, Túlio Custódio, para discutir o que tem de verdade nessa tendência de comportamento – e qual a força que os mais jovens têm para mudar as regras no mercado de trabalho. Será que conseguimos criar um ecossistema melhor, ou precisamos ensinar os jovens a se acostumarem com as regras do jogo, como ele é?
Quem completa essa conversa são os criadores de conteúdo Alberto Brandão (Startup da Real) e Lucas Schuch. Ambos publicaram conteúdos sobre o assunto, recentemente, e nos mostram sua posição sobre o tema.
SAIBA MAIS
3 boas indicações para fechar o programa com chave de ouro. E para abrir novas reflexões da nossa conversa!
- Podcast | Braincast #338 – “Vestir a Camisa”: quando a empresa compra sua alma | B9
- Reportagem | Antitrabalho’: o movimento que ganhou força na pandemia e se espalha por comunidades online | BBC Brasil
- Disco | Renaissance | Beyoncé
O texto de Alberto Brandão, “A Estupidez por trás do Quiet Quitting”, está disponível no startup da real.
O vídeo “O que é Quiet Quitting” foi publicado no Instagram de Lucas Schuch.
QUAL É A BOA?
As dicas dos convidados para a sua semana:
- Bia Fiorotto: Tour do Zeca Pagodinho.
- Túlio Custódio: dar um rolê no centro da cidade.
- Luiz Hygino e Carlos Merigo: Novela “Rensga Hits” (Globoplay).
- Cris Dias: Episódio “The Office is Dying” (Ezra Klein Show), episódio Motivação no Trabalho (Boa Noite Internet) e podcast “Guerras Culturais: Uma Batalha pela Alma do Brasil” (disponível no Globoplay).
ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO
Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo.
Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast
BRAINCAST NA SUA EMPRESA
Sabia que agora você pode levar o Braincast pra sua empresa?
Pois é. Há anos que o Braincast te ajuda a navegar nesses tempos transformadores e incertos. Entre pandemias e o metaverso; algoritmos e fake news; a conexão 5G, a crise do clima e os choques de gerações. São mudanças tecnológicas e culturais que podem nos deixar confusos e ansiosos.
Mas o Braincast tá aqui pra gente não perder a esperança no futuro, sem deixar de questionar o hype do futurismo exagerado.
E agora, você pode contar com o Braincast para além do podcast.
No nosso formato In Company, essa turma do barulho do Braincast realiza apresentações, cursos, mediações e workshops. É o Braincast na sua empresa. Com um grande time de pioneiros digitais te ajudando a descomplicar o futuro. Do jeito que você já gosta e conhece.
Tudo isso, claro, conectado com os temas e territórios que importam para a sua marca.
Conte com o Braincast para refletir e desvendar quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Escreva pra negocios@b9.com.br para saber mais.
FAÇA CONTEÚDOS COM O B9
Como ouvinte do Braincast, você já deve ter percebido: aqui no B9, a gente adora uma conversa. E mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio.
O B9 já produziu milhares de episódios que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência.
Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso.
E pra conhecer tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site b9.company ou mande um email pra negocios@b9.com.br.
Conte com o B9 para transformar sua marca em conteúdo e em conversas que saem do raso.
SIGA O BRAINCAST
Seu podcast de sinapses sonoras no infinito das ideias está em todas as plataformas e redes. Inclusive, na mais próxima de você.
Encontre o @braincastpod:
Entre em contato através do braincast@b9.com.br.
Perdeu o Qual É A Boa? Encontre todas as dicas da bancada nos destaques do nosso Instagram.
O Braincast é uma produção B9
Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Direção criativa: Alexandre Potascheff
Apoio à pauta e produção: Hiago Vinicius
Edição: Gabriel Pimentel
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros, Débora Stevaux e Gabriel Castilho
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zennaro
Entre o hype e a distopia: as tendências do SXSW 2025
Tem Que Acabar 2025
2005, o ano que nunca acabou
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brBraincast
Conversas curiosas para mentes criativas
Braincast é um podcast semanal onde informação e descontração se encontram. Um papo solto, sem perder o fio.
Com senso crítico e leveza, criamos conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Saiba mais: https://no.b9.com.br/braincast-mk
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brCarlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
Cris Dias
Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
Luiz Hygino
Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
Marko Mello
Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
Luiz Yassuda
Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
Ana Freitas
Ana Freitas é jornalista e especialista em estratégia de conteúdo com base em dados. É diretora e co-fundadora da Quid e uma das sociais do CR_IA, projeto de formação, consultoria e desenvolvimento em IA generativa. Tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
Oga Mendonça
Beatriz Fiorotto
Alexandre Maron
Ken Fujioka
Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br