O que aprendemos com a influência do WhatsApp nas eleições de 2018, e quais as novidades que o Telegram deve trazer para a comunicação política digital.
No dia 4 de outubro, praticamente todos os serviços do (ainda assim chamado) Facebook saíram do ar por horas. Sem WhatsApp, Facebook e Instagram, um outro serviço virou protagonista das comunicações instantâneas. Assim, do dia para a noite o Telegram ganhava mais de 70 milhões de usuários. Mas essa adesão massiva apenas acelerou uma tendência há um bom tempo observada no debate da internet – longe de ser “o novo WhatsApp”, o Telegram vem crescendo continuamente em usuários ativos e relevância na rede.
Apesar de muito parecido na essência, o Telegram oferece uma experiência de comunicação instantânea em muitos pontos diferente do que o seu concorrente verde traz. Dentre essas diferenças, grupos com número exponencialmente maior de membros e os canais públicos, que podem acumular seguidores infinitos. De um lado, a imprensa e os analistas estão preocupados com os efeitos que esse novo player, sem escritório no Brasil, podem trazer (principalmente com as feridas ainda abertas da eleição de 2018). De outro… os principais candidatos e agentes da política já migraram para a plataforma e pretendem organizar por lá uma militância digital.
Por isso, no Braincast 431, Carlos Merigo, Beatriz Fiorotto e Cris Dias conversam com o braincasteiro, Especialista em Direito, Tecnologias e na regulamentação desse mercado, Paulo Rená, para entender o que é o Telegram, como prestar atenção a aplicativos de comunicação e se perguntar: o Telegram vai ser o WhatsApp de 2022?
VOLVO
Cada carro é um universo. São diversos circuitos, motores e aparelhos, que precisam trabalhar perfeitamente e em conjunto, pra que um carro funcione conforme o esperado.
É como uma orquestra high-tech.
Principalmente num carro elétrico, como o novo XC40 Recharge da Volvo: sem tanque de gasolina, sem troca de óleo e com um motor pra lá de silencioso, a gente precisa de uma interface intuitiva, responsiva e completa pra nos contar tudo o que precisamos saber sobre o nosso carro.
E ela chega agora para os proprietários Volvo com o novo aplicativo Range Assistant. Um painel virtual completo e simples, que te conta toda a saúde do seu carro em tempo real.
E mais que isso, te possibilita regular o quanto te resta de bateria, organizar o gasto de energia do seu carro elétrico e controlar o alcance de condução.
Isso te permite, por exemplo, segurar seu carro por um pouco mais de tempo na hora que precisa.
Sabe a economia de energia do celular? Então, essa é a economia de energia do seu carro. Controlada diretamente pelo painel – e também pelo seu smartphone.
E a Volvo ainda promete muitas atualizações para o Range Assistant no futuro.
Siga volvocarbr nas redes sociais e não perca nenhuma novidade.
ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO
Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo.
Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast
QUAL É A BOA
Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br.
O Braincast é uma produção B9
Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Produção: Bia Souza
Apoio à pauta: Hiago Vinicius
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff e apoio de Angie Lopez
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Hiago Vinicius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro
Burnout Romântico: o cansaço dos apps de namoro
A Era dos Cortes: como o fenômeno dos vídeos curtos reconfigura nossa realidade
O Poder das Collabs
20 anos de “Lost”: a ilha que revolucionou a TV
Conversas Inteligentes: como a IA está transformando nossas interações
Câmera, Ação e Algoritmo: a IA no comando do audiovisual
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brBraincast
Conversas curiosas para mentes criativas
Braincast é um podcast semanal onde informação e descontração se encontram. Um papo solto, sem perder o fio.
Com senso crítico e leveza, criamos conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.
Saiba mais: https://no.b9.com.br/braincast-mk
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brCarlos Merigo
Carlos Merigo é fundador e publisher do B9.com.br, criado em 2002 quando iniciou sua carreira no mercado publicitário. Especialista em estratégia digital e conteúdo, Merigo teve passagens por agências como McCann Worldwide, Espalhe Marketing de Guerrilha e Fischer América, atuando para marcas como Nike, Google, Heineken, Honda, Panasonic, Fox, Vivo, Electrolux, National Geographic, Novartis, Tetra Pak, entre outras. Atualmente, o B9 é um dos maiores veículos do Brasil com foco em criatividade, mídia e transformação digital, ultrapassando 2 milhões de leitores e 4 milhões de ouvintes mensais através de uma rede de podcasts que conta com 20 diferentes shows em atividade. Dentro da rede, Merigo apresenta os podcasts Braincast, Cinemático e Código Aberto.
Cris Dias
Cristiano Dias é uma das únicas duas pessoas do mundo que chama o crisdias de Cristiano e não de Cris. A outra não é a mãe dele.
Luiz Hygino
Luiz Hygino é jovem, gosta de música, decoração de interiores e Carnaval. Odeia falsidade e pessoas que julgam as outras sem as conhecer.
Marko Mello
Marko Mello detém o título de Embaixador extra-oficial da Air Fryer no Brasil e mestrado em CMV (Comunicação Muito Violenta).
Luiz Yassuda
Luiz Yassuda tem fascínio por tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Também está em O Alvissareiro, podcast da Família B9.
Ana Freitas
Ana Freitas tem interesses demais por assuntos desconectados, o que é ao mesmo tempo divertido mas bastante cansativo.
Oga Mendonça
Beatriz Fiorotto
Alexandre Maron
Ken Fujioka
Co-fundador da ADA Strategy. Host do podcast Naruhodo. Produtor do espetáculo InconscienteMente. Conselheiro na startup OnTheGo. Caseiro do MEMOH. Mas gosta mesmo é de ramen e tênis de mesa.
Johnny Brito
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br