China cria seu primeiro âncora de jornal não-humano usando inteligência artificial
Agência estatal do país garante que essa é uma alternativa para diminuir custos "já que ele pode trabalhar 24 horas por dia"
A China já tem seu primeiro âncora de jornal não-humano. Na verdade, agora o país tem dois âncoras que utilizam inteligência artificial para ler as notícias do dia.
O projeto vinculado à Xinhua, a agência estatal de notícias chinesa, uso modelagem 3D para copiar a aparência de dois jornalistas reais da agência, enquanto a tecnologia IA fica com a parte da leitura das notícias, tanto em inglês quanto em chinês. Veja o âncora em ação no vídeo acima.
Segundo o anúncio oficial da agência, os âncoras não-humanos podem ser úteis em casos urgentes de notícias, além de, obviamente, de diminuir os custos da empresa com funcionários reais “já que ele pode trabalhar 24 horas por dia”
.
Os âncoras já são considerados parte da equipe jornalística da agência estatal, mas, não podemos dizer que é imperceptível que estamos vendo um robô e não uma pessoa de verdade. Principalmente pela falta de expressões e linguagem corporal, embora a Xinhua garanta que os modelos são capazes de fazer o trabalho usando uma linguagem natural.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.