Campanha da CNN contra fake news troca a maçã pela banana no curso da História da cultura pop
Se for pra acreditar em tudo que se lê online, afinal, daqui a pouco vão dizer que o que caiu na cabeça de Isaac Newton e o fez descobrir a gravidade foi uma banana
A CNN desde 2017 vem divulgando sua marca à partir da campanha “Facts First”, que visa promover o veículo de notícias ao mesmo tempo que combate as fake news à partir de comerciais rápidos e super inventivos. A base, porém, é do princípio uma relação entre maçãs e bananas: só porque as pessoas insistam em dizer que um objeto é a última não significa que ela deixou de ser a primeira.
“Some people might try to tell you that it’s a banana.” #FactsFirst pic.twitter.com/X85Ee4jmEy
— CNN (@CNN) October 24, 2017
Esta brincadeira alimentícia da “Facts First” ganhou um novo capítulo no último dia 2 de novembro, quando na véspera das eleições de meio período dos Estados Unidos a emissora lançou uma nova peça da ação. Intitulado “Lies Can Become Truth”, o vídeo de 30 segundos mostra um mundo onde todas as participações culturais e mundiais importantes da maçã são substituídas pela banana, desde a fruta do pecado que levou Adão e Eva a serem exilados do Paraíso até a descoberta da gravidade por Isaac Newton. Confira acima o comercial na íntegra.
Além de todas as piadas espalhadas ao longo do vídeo – que ainda incluem menções à “Big Apple” e o ritual de dar uma maçã ao professor – a peça também reforça ao final o mote da campanha contra a desinformação: “Mentiras podem se tornar verdade, se deixarmos”
. Em tempos de pós-verdade e manipulação dos fatos, uma mensagem das mais importantes.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.