Cinco filmes para assistir no Festival do Rio 2018
Evento acontecerá entre os dias 1 e 11 de novembro e tem novos trabalhos dos prestigiados Barry Jenkins e Steve McQueen como maiores destaques
O Festival do Rio se aproxima, e o B9 está preparando uma cobertura especial para a edição de 2018. O evento começa no próximo dia 2 de novembro e vai até o dia 11, então preparamos uma lista com alguns dos filmes com maior destaque no catálogo do festival.
Desde os novos longas de cineastas consagrados até novidades de diretores que tiveram sua ascensão nos últimos anos, o Festival do Rio de 2018 trará obras de todos os tipos e estilos, do cinema nacional ao hollywoodiano, europeu e asiático. Confira, abaixo, cinco filmes essenciais para se assistir durante o festival.
“Colette”
O drama protagonizado por Keira Knightley e Dominic West fez sucesso quando apresentado pela primeira vez no festival de Sundance desse ano. A trama de “Colette” acompanha a vida da escritora Sidonie-Gabrielle Colette e seu relacionamento com o marido, um famoso escritor parisiense. A protagonista e sua luta pela propriedade criativa e pelos papéis de gênero a levaram a revolucionar a literatura e a expressão sexual no início do século XX.
“No Portal da Eternidade”
O novo filme do pintor e cineasta Julian Schnabel contará a trajetória de Vincent Van Gogh. A trama se passa em 1888, quando Van Gogh (Willem Dafoe) vivia em Arles. Recluso e melancólico, o artista tentava decifrar seus pensamentos enquanto pintava um dos quadros mais famosos na história da arte moderna. O longa é uma coprodução entre Inglaterra, França e Estados Unidos e deve garantir algumas indicações a prêmios para Dafoe.
https://www.youtube.com/watch?v=IsHf7X8N3Rc
“Peterloo”
Com produção da Amazon Studios, “Peterloo” é um drama de guerra sobre o Massacre de Mancheste, evento ocorrido no noroeste da Inglaterra em 1819, quando a cavalaria britânica avançou contra uma multidão de quase 80 mil pessoas, que estavam em uma manifestação contra a reforma parlamentar. O diretor já conquistou a Palma de Ouro em Cannes por “Segredos e Mentiras”, filme de 1996 que ainda foi indicado a cinco Oscar.
“Se a Rua Beale Falasse”
A adaptação do romance de James Baldwin é o primeiro filme de Barry Jenkins após “Moonlight”, que o consagrou com os Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. A trama de “Se a Rua Beale Pudesse Falar” acompanha Fonny e Tish, um casal apaixonado. Ambos utilizam o amor como escudo para suas famílias e o hostil mundo exterior, até que Fonny é falsamente acusado de estupro. Após sua prisão, Tish descobre que está gravida. Ela, então, corre contra o tempo para, junto de sua família e advogado, encontrar evidências da inocência de seu amado e libertá-lo a tempo do pai estar presente no nascimento do filho.
“Viúvas”
Mais de três anos após vencer o Oscar de Melhor Filme com “12 Anos de Escravidão”, o britânico Steve McQueen finalmente retorna com “Viúvas”. O filme acompanha quatro viúvas que entram para o mundo do crime após seus maridos morrerem em uma tentativa de assalto. As mulheres tomam para si a responsabilidade de honrar o legado de seus amados. O elenco conta com nomes como Viola Davis (vencedora do Oscar por “Um Limite Entre Nós”).
Repescagem
Além dos destaques mencionados acima, há também alguns filmes que estarão na programação do Festival do Rio e que já tiveram exibição na Mostra de São Paulo. São filmes que, seja por ter um elenco estrelado, diretores prestigiados ou até grandes chances de concorrerem ao Oscar, merecem atenção. Alguns destes filmes são “Em Chamas”, de Lee Chang-dong, “Imagem e Palavra”, de Jean-Luc Godard, “Vidas Duplas”, de Olivier Assayas, “Assunto de Família”, de Hirokazu Kore-eda, “Operação Overlord” de Julius Avery, “A Casa Que Jack Construiu”, de Lars von Trier e “Infiltrado na Klan“
, de Spike Lee.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.