Um chamado de despertar
Faltam dois dias para o início da primeira Olimpíada de verão do século XXI e como o Brainstorm #9 também já vive o espírito olímpico, nada melhor do que um anúncio esportivo para inspirar essa quarta-feira.
Mas antes, gostaria de citar a campanha “Celebrate Humanity” que é criada para o Comitê Olímpico Internacional de dois em dois anos, ou seja, a cada vez que rolam os jogos olímpicos, sejam de inverno ou verão.
A campanha consiste em uma série de filmes que ressaltam o espírito olímpico, a competividade, a igualdade entre os povos e a superação de limites. São vídeos belíssimos que carregam uma mensagem tocante, sempre com uma produção impecável e um texto maravilhoso.
Na campanha realizada este ano, os filmes contam com narrações de celebridades como Nelson Mandela, Kofi Annan, Andrea Bocelli, Christopher Reeve e Avril Lavigne. Também vale a pena dar uma olhada nos vídeos divulgados nas Olimpíadas anteriores, principalmente os do ano 2000, os quais considero os melhores.
Voltando ao anúncio de hoje, ele também é de uma competição esportiva, mais precisamente sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizada no ano passado.
A Adidas foi a patrocinadora oficial do evento e resolveu brincar com um fato ocorrido na Copa Feminina de 1999. Naquela ocasião, a final foi disputada por Estados Unidos e China e o título ficou do lado das americanas.
O que este filme faz é basicamente mostrar, quatro anos depois, as chinesas despertando as jogadoras americanas pela manhã de uma forma bem diferente.
As chinesas estão treinando em frente a concentração das mocinhas americanas e aproveitam para desafiá-las. Só que não pense que é um treino qualquer não.
Dê uma conferida no vídeo e veja o que as jogadoras chinesas fazem com a bola. Aposto que você e seu time de marmanjões tomariam um coro delas. Sem falar que é sensacional aquele clima que fica no final de: “Toma, faz você agora…”
Poderíamos dizer que este é um anúncio de oportunidade onde a Adidas teve tudo a seu favor, porque ela não é só patrocinadora oficial da competição, como também das duas seleções que estiveram na final de 1999.
É um comercial pra divertir e deixar o espectador com um sorrisinho no canto da boca. E eu não sou o Marcelo D2 (aliás, Deus me livre…), mas vou dizer: é assim que tem que ser. Criar uma imagem de marca e ter um anúncio no intervalo tão ou mais divertido do que a programação da TV.
Agora, não me venham dizer que isso não funciona, que é criativo mas não é vendedor, que a Adidas não teve resultado algum, que era melhor colocar um idiota falando dos produtos, estampar o preço num bullet com letras garrafais e blábláblá.
Porque se isso não for publicidade de verdade, senão é isso o que torna uma marca diferente das outras meus amigos, então me digam que eu faço minhas malas hoje mesmo e vou plantar uma hortinha no Havaí.
Em tempo, o anúncio intitulado “Wake Up Call” foi criado pela agência holandesa 180 Amsterdam e foi premiado com Leão de Ouro no Festival de Cannes 2004, Ouro no Eurobest 2003, Prata no Clio Awards 2004, Prata no Art Director’s 2004 e Prata no Festival Internacional de Propaganda da Irlanda 2003.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 4.57 MB. Lembrando que é preciso o QuickTime para assistir o vídeo.
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