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Ronald McDonald de férias é a nova arma do Subway para provocar o McDonald’s

Vídeos de provocação também contam com a presença ilustre do Sheik, outro dos mascotes aposentados pela rival

por Pedro Strazza

Em mais um capítulo da saga “Redes de fast-food norte-americanas provocando umas às outras”, agora é a vez do Subway chegar na voadora no peito pra cima do McDonald’s. A marca lançou recentemente uma série de comerciais que mostra ninguém mais que Ronald McDonald, o antigo mascote da rival, relaxando em uma cenário paradisíaco enquanto curte os drinques e refeições oferecidos por seu cardápio – o que envolve, no caso, o ato impensável do palhaço trocar os hambúrgueres pelos sanduíches.

A provocação, no caso, foi criada pela Dentsu Aegis Network e faz parte da campanha “Make It What You Want” (“Faça o que você quer”, em português), que vem adicionando novos ingredientes e opções no cardápio já bastante amplo da rede. São três vídeos que consistem do mesmo ato básico, mostrando “Ronald” de costas numa piscina ou numa rede bebendo um copo da Subway para jogar com a ideia de sugerir ao consumidor que troque a refeição que vai fazer. “Os consumidores se prendem a hábitos e vão comer hambúrgueres. De vez em quando você talvez vá considerar quebrar a rotina e ir ao Subway” afirma o chefe de publicidade da marca Chris Carroll; “Esta realmente é a nossa estratégia. Nós queremos lembrá-los que eles tem escolhas”.

Confira acima a peça maior de 30 segundos e abaixo as chamadas de quinze.

https://www.youtube.com/watch?v=cEo4tx0w9gA

https://www.youtube.com/watch?v=yI0kTMl6N4U

A ideia de fazer um comercial direcionado ao McDonald’s não acontece por acaso. Após quatro anos de quedas consecutivas nos números, o Subway voltou a crescer financeiramente em 2018 depois de começar a aplicar uma rede de ofertas diárias nos Estados Unidos. O duelo maior, claro, é com o Mc, cujos hambúrgueres são vistos no geral como a “opção tradicional” pelos consumidores na hora de comer fast-food. Não deixa de ser uma rivalidade curiosa, porém, dado que o “inimigo” tem menos unidades na terra do tio Sam – enquanto o Subway mantém 26.000 restaurantes nos Estados Unidos, o McDonald’s conta “apenas” com 14.000.

Independente do cenário do mercado, o que importa mesmo da nova campanha afrontosa da Subway é que ela marca o retorno às telinhas de um amado (?) personagem esquecido pelo próprio McDonald’s: o Sheik, o “gigante” roxo que foi “aposentado” há alguns anos e aparece em um dos comerciais dando uma descontraída na piscina.

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