WhatsApp da Índia cria setor de denúncias para combater fake news

Com 200 milhões de usuários em seu território, a Índia é um dos maiores – se não o maior – usuários do WhatsApp. Isso significa, portanto, que o país tem um público enorme que pode ser alvo das fake news. Após limitar mundialmente o encaminhamento de mensagens para combater o compartilhamento em corrente, e criar, na Índia, seu próprio sistema de checagem de fatos, a empresa percebeu que precisava de novas ferramentas de controle de disseminação de informações.

As duas medidas não foram o suficiente para reduzir as fake news, e agora o WhatsApp criou uma ouvidoria para acatar denúncias de notícias falsas. Como informa o Engadget

, a empresa contratou um oficial de reclamações para a Índia, a fim de impedir a disseminação de mensagens falsas, que no país já provocaram até linchamentos.

O WhatsApp direciona os usuários para apresentar reclamações por meio do aplicativo, de um e-mail ou até mesmo escrevendo diretamente para o oficial de reclamações, Komal Lahiri. No começo de 2018, a disseminação de desinformação fez com que conflitos da máfia vitimassem 12 pessoas em menos de um mês. Desde então, o WhatsApp tem feito sua parte para reduzir o compartilhamento das fake news.

Até mesmo anúncios em jornais já foram comprados, a fim de alertar sobre o perigo da disseminação de notícias falsas. Todos os esforços, porém, esbarram na política de privacidade e segurança do WhatsApp, que impede que as mensagens sejam rastreadas. Sem saber a origem das fake news, o máximo que pode ser feito é alertar a população e limitar o compartilhamento delas.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

TikTok Awards 2024: plataforma premia cases brasileiros que foram destaque no ano

O TikTok realizou a segunda edição do TikTok Ad Awards, premiando as marcas e agências que se destacaram na plataforma…

1 semana Atrás
  • Tech

Whisk: Google desafia Midjourney com IA que entende imagens

Novo gerador de imagens do Google, chamado Whisky, dispensa os longos prompts em texto e deixa você "remixar" fotos existentes…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Largo da Batata Ruffles gera debate sobre privatização de espaços públicos e os limites do naming rights

[ATUALIZAÇÃO] A Prefeitura de São Paulo invalidou nesta sexta (13) a parceria que transformaria o Largo da Batata em "Largo…

2 semanas Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

Duolingo se une a “Squid Game” e ameaça quem não aprender coreano

O Duolingo acaba de lançar uma campanha que mistura ameaças e humor para incentivar fãs de “Squid Game” (Round 6)…

2 semanas Atrás
  • Criatividade
  • Tech

Michael Bublé grava música de Natal usando apenas iPhone 16 Pro

Michael Bublé lançou recentemente "Maybe This Christmas", um dueto natalino com Carly Pearce que tem uma particularidade: foi gravado inteiramente…

2 semanas Atrás
  • Tech

Apple elege app de vídeo como Melhor do Ano e deixa ChatGPT fora da lista

A Apple anunciou nesta terça os vencedores do App Store Awards 2024, elegendo o Kino como melhor app do ano…

2 semanas Atrás