YouTube e Netflix são os aplicativos mais controlados nos Estados Unidos desde o fim da neutralidade da rede
Empresas como a AT&T e a Verizon se aproveitaram do fim da neutralidade da rede e passam a limitar a velocidade dos dados para clientes
Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade Northeastern e da Universidade de Massachusetts mostra como as operadoras de telecomunicações nos Estados Unidos têm atuado depois do fim da neutralidade da rede, que começou a valer a partir de abril no país.
Em resumo, a decisão da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos derrubou as regulamentações que proibiam as operadoras de banda larga de moderarem o tráfego na internet conforme elas queiram.
O estudo, publicado pelo Boomerang e que ainda será disponibilizado na íntegra pelas universidades, mostra que desde então, as operadoras aumentaram a quantidade de afunilamento que impõem aos clientes que tentam assistir vídeos através de serviços como Netflix, YouTube e Amazon Prime Video. Ou seja, empresas como a AT&T e a Verizon se aproveitaram do fim da neutralidade da rede e passaram a limitar a velocidade dos dados para os clientes, principalmente os que consomem conteúdo em streaming de vídeos.
A pesquisa também revela detalhes desse controle, como quais são os aplicativos mais monitorados. O YouTube aparece como o app mais frequentemente segmentado pelas operadoras. A Netflix vem em segundo lugar, seguida da Amazon Prime Video e da NBC Sports
.
A informação só confirma o que a maioria dos consumidores já percebeu. Todas as quatro grandes operadoras dos Estados Unidos agora oferecem planos de dados ilimitados que restringem o streaming de vídeo em dispositivos móveis.
A medida é vista como um esforço das operadoras para gerenciar o tráfego de rede, reduzir o congestionamento e garantir que não precisarão atualizar a infraestrutura de rede, o que na verdade é mais que necessário.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.