“Brazilian scam ads”
| UPDATE 12:54: A pedido de seus autores, as peças foram retiradas.
O leitor Bruno Pieroni, que trabalha em criação nos EUA, me enviou um e-mail está manhã comentando como o Brasil virou sinônimo de publicidade fantasma lá fora.
“Sou um dos seus leitores do Brainstorm #9 aqui no exterior, e freqüente comentarista dos seus posts. Na verdade, se você rever os meus comentários, vai ver que uma questao que me deixa realmente de cabelo em pé é como blogs respeitados (e neste eu incluo, claro, o seu) ainda abrem espaço para publicidade que é obviamente fantasma e só faz difamar a profissão ou nossos profissionais.”
Respondi ao Bruno que a intenção do Brainstorm #9 é mostrar criatividade, idéias que sejam boas e/ou inovadoras e mereçam ser divulgadas, sem que precisamente tenham que ser veiculadas para isso. Além disso, se considerarmos a situação atual no Brasil, acho que os blogs publicitários ficariam sem conteúdo se fossem publicar apenas o que é “real”.
Mas a questão dos fantasmas sempre vem a tona quando os grandes festivais publicitários se aproximam, leia-se Festival de Cannes em junho. Peças brasileiras se espalham como praga em imagens photoshopadas, na tentativa de angariar um Leão qualquer.
Acho ruim a falta de honestidade ao divulgar essas criações, mas não que elas não devam ser mostradas, afinal, as melhores idéias sempre ficam na gaveta.
Veja abaixo dois exemplos do que os publicitários gringos chamam de “brazilian scam ad”, e claro, deixe sua opinião nos comentários.
[[ a pedido de seus autores, as peças foram retiradas ]]
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.