Google e MasterCard teriam assinado acordo secreto para monitoramento de compras offline
Rastreamento seria uma nova ferramenta oferecida pelo Google aos seus anunciantes, a fim de conferir se os anúncios veiculados online levam a uma venda em lojas físicas nos Estados Unidos
De acordo com um relatório divulgado pelo site Bloomberg, o Google e a MasterCard assinaram um acordo secreto que deu autorização para o Google rastrear as vendas de clientes do cartão feitas no varejo, ou seja, de forma offline, em qualquer estabelecimento.
Esse rastreamento seria uma nova ferramenta oferecida pelo Google aos seus anunciantes, a fim de conferir se os anúncios veiculados online levam a uma venda em lojas físicas nos Estados Unidos.
Segundo o relatório da Bloomberg, que traz como fontes quatro pessoas que trabalharam nesse projeto, o acordo foi feito no ano passado com validade de quatro anos. A aliança deu ao Google um recurso para mensurar os gastos do varejo, parte da estratégia da gigante de buscas para fortalecer seu negócio principal contra concorrentes como a Amazon.
O problema, mais uma vez, é que os clientes não fazem ideia desse monitoramento, assim como não sabem o quanto as empresas de tecnologia de dados absorvem silenciosamente.
O Google teria pagado milhões de dólares à MasterCard para poder usar a ferramenta e as empresas discutiram o compartilhamento de parte da receita publicitária, de acordo com uma das fontes.
Uma porta-voz do Google disse que não há acordo de divisão de receita com seus parceiros, mas se recusou a comentar sobre a parceria com a MasterCard, embora tenha confirmado a ferramenta de anúncios: “Antes de lançarmos este produto beta no ano passado, criamos uma nova tecnologia de criptografia que impede que o Google e nossos parceiros vejam as informações pessoalmente identificáveis de nossos respectivos usuários”.
Já a MasterCard, através do porta-voz Seth Eisen, também se recusou a comentar especificamente sobre o acordo com o Google. Mas disse que a empresa compartilha as tendências de transação com os comerciantes e seus provedores de serviços para ajudá-los a medir “a eficácia de suas campanhas publicitárias”.
No ano passado, quando o Google anunciou o serviço, chamado “Store Sales Measurement”
, a empresa disse que tinha acesso a “aproximadamente 70%” dos cartões de crédito e débito dos Estados Unidos por meio de parceiros, sem nomeá-los. Esse número pode significar que a empresa tem acordos com outras empresas de cartão além da MasterCard.
De qualquer forma, a ferramenta é poderosa. Com ela, o Google consegue saber se um cliente viu um anúncio online, clicou nele para mais informações, mas acabou realizando a compra em uma loja física. A empresa não consegue ver transações individuais através dos dados criptografados, mas pode extrair informações relevantes dessa pilha de dados.
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