Chevrolet | Vectra 2007
Tenho visto diversas críticas quanto a estratégia que está sendo utilizada na campanha do novo Vectra da Chevrolet (para quem não viu, veicularam teasers dizendo que o comercial do carro foi adiado porque os consumidores não aprovaram). A começar pelo conceito de “consumidores exigentes”, que já vem sendo usado pelo Fiesta da Ford desde o início do ano: Exigentes ao Extremo.
A segunda fase do projeto apresentou o site fake-style de uma empresa chamada Kramer & Stevens, inacreditavelmente hospedado no domínio chevrolet.com.br/campanhavectra, e que tem a proposta de permitir que o visitante crie seu próprio comercial do Vectra.
Porém, a ferramenta é totalmente conservadora, dispondo de meia dúzia de opções pré-formatadas e, obviamente, sem oferecer nenhuma forma de escrever texto. Alguém falou em Chevy Tahoe? A GM agora tem pânico de CGM.
Sem contar que esse tipo de expediente (sites e empresas fictícias para instigar o consumidor), já foi utilizado por outras marcas e produtos de forma bem mais inteligente, e sem medo do departamento jurídico como está acontecendo até agora.
Apesar de tudo, acredito que ainda é preciso esperar pelo desfecho da campanha, que promete veicular no dia 4 de Maio um comercial “escolhido” pelos consumidores. Toda a estratégia pode ser fechada muito bem com essa terceira fase…ou não.
De todo modo, vale ver mais uma vez a aposta da marca nesse tipo de ação cross-media, mesmo achando difícil superarem o que foi feito para o lançamento do Chevrolet Prisma, que conseguiu criar uma relação emocional com seu público-alvo e, apesar das críticas, ainda tinha uma estratégia ousada e inteligente de paródia.
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