Acusada de apologia à cultura de gangues e racismo, Nike retira do ar produto polêmico • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Acusada de apologia à cultura de gangues e racismo, Nike retira do ar produto polêmico

Touca criada para aquecer atletas no frio não foi bem recebida em Londres e marca suspendeu suas vendas

por Soraia Alves

A Nike retirou do seu site de vendas a polêmica touca ninja que gerou muita insatisfação dos consumidores nas redes sociais. Criado pelo designer Matthew Williams e lançado em Londres, o produto intitulado MMW

 funciona como um gorro para manter o indivíduo aquecido durante a prática de esportes no inverno, mas foi acusado de “promover a cultura de gangues” por seu formato semelhante às toucas usadas por criminosos do país.

Além disso, a marca também foi acusada de racismo, justamente porque utilizou um modelo negro na campanha de divulgação do produto, reforçando estereótipos sobre membros de gangues.

Por mais que a touca seja útil do ponto de vista dos esportistas, a campanha foi realmente problemática. Percebemos, por exemplo, que além da touca em si o modelo usa como “acessório” uma espécie de cinto semelhante ao utilizado por forças especiais militares. Isso nada tem a ver com esportes em geral e nos leva a pensar que a campanha foi mesmo criada para um público que procura um visual inspirado em estereótipos de membros de gangues. Logo, ao utilizar um modelo negro, para a Nike este é um estereótipo de alguém que pertence a esses grupos.

Vale lembrar que Londres tem um histórico de violência relacionado às gangues, com diversas iniciativas da polícia local para diminuir o problema ao longo dos anos. Por isso, as críticas de que a marca estaria tornando a cultura de gangues atraente para os jovens através de uma peça estilizada vieram bem rápido.

Em comunicado oficial, um representante da Nike declarou: “Esses produtos faziam parte de uma coleção mais ampla da Nike Training, baseada em modelos diferentes e disponíveis em vários mercados ao redor do mundo. Não estamos de forma alguma tolerando ou encorajando a séria questão da cultura criminosa e de gangues ”.

As peças estavam sendo vendidas por US$ 80 nas lojas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro