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Nabisco refaz embalagem da Barnum’s Animals depois de protestos da PETA

Novo visual é anunciado meses depois do fim do Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, principal empresa de circo que ainda usava animais exóticos no picadeiro

por Pedro Strazza
Capa - Nabisco refaz embalagem da Barnum’s Animals depois de protestos da PETA
Imagem: This Monday, Aug. 20, 2018, photo shows boxes of Nabisco’s Barnum’s Animals crackers in Chicago. After more than a century behind bars, the beasts on boxes of animal crackers are roaming free. The new boxes retain their familiar red and yellow coloring and prominent “Barnum’s Animals” lettering. But instead of showing the animals in cages, implying that they’re traveling in boxcars for the circus, the new boxes feature a zebra, elephant, lion, giraffe and gorilla wandering side-by-side in a grassland. (AP Photo/Kiichiro Sato)

Se você já viu o musical “O Rei do Show”, provavelmente sabe quem é P.T. Barnum. Um dos principais nomes na criação do conceito do circo, o empresário na vida real foi uma figura bem mais cruel que o que sugere a versão bonitinha do filme estrelado por Hugh Jackman, capitalizando em cima da exploração de indivíduos que não se encaixavam nos padrões sociais e de animais aos quais não hesitava despejar quaisquer níveis de agressão.

Ainda que o circo tenha conseguido se desvencilhar desta imagem negativa à partir da implementação de diversas reformulações e regulações, o legado negativo de seu criador continuava presente na sociedade graças à embalagem da Barnum’s Animals, famosos biscoitos da Nabisco que mantinham na capa a imagem de animais exóticos presos desde sua criação em 1903. A permanência de uma representação tão agressiva foi por anos motivo de protestos contra a empresa por parte da PETA, que clamava por um esforço de rebranding por parte da fabricante.

Se até então a questão era difícil de ser justificada, ela só ficou mais delicada para a fabricante quando no ano passado o Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, a organização circense fundada por Barnum, anunciou o fim de suas atividades depois de uma crise de custos e o auge de uma longa batalha contra grupos ambientais.

Os pedidos da PETA e todos estes outros grupos, porém, acabaram de ser atendidos, pois o produto enfim vai ganhar uma nova embalagem. Dona da Nabisco, a Mondelez International anunciou essa semana que vai mudar o visual comercial do Barnum’s Animals, libertando os animais da capa em um ambiente propício (ou condizente) com sua origem. Confira abaixo o novo design do produto.

Em comunicado liberado à imprensa, a representante da Mendelez International Kimberly Fontes afirma que a reformulação visual do produto foi decidida por questões de pura atualização: “Com mais de 115 anos de idade, os biscoitos do Barnum’s Animals são uma das marcas mais velhas de nosso portfólio. Por toda a nossa história, nós compensamos e evoluímos nosso design clássico para chamar a atenção a temas importantes envolvendo animais e o meio-ambiente. Para fazer com que a marca mantenha-se relevante pelos próximos anos, nós sentimos que esta era a hora certa para promover a próxima evolução do design, agora mostrando os animais em seu habitat natural”

.

Embora nenhuma participação da PETA com o redesign da marca tenha sido divulgada pela Nabisco ou a Mendelez, a organização respondeu o anúncio do novo visual com uma celebração. “A nova caixa do Barnum’s Animals reflete perfeitamente o quanto nossa sociedade não tolera mais o aprisionamento e acorrentamento de animais selvagens para shows de circo” declarou o vice-presidente da ONG Tracy Reiman; “A PETA está celebrando este novo design, assim como nós celebramos o fim do circo do Ringling Bros. e a introdução de banimentos a circos baseados em animais nos Estados Unidos”.

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