Danone | Desafio Activia • B9

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Danone | Desafio Activia

por Carlos Merigo

Conferindo as estátisticas aí da caixa de buscas do Brainstorm #9, percebi que, curiosamente, a palavra mais procurada do mês de abril é: “activia”. Essa palavra simplesmente não consta em nenhuma parte do blog, e aí eu me pergunto: trata-se do iogurte Activia da Danone ou qualquer outra coisa com esse nome que eu nunca ouvi falar?

Como aqui o assunto é publicidade, creio que só podem ser pessoas procurando por algum comentário do Desafio Activia, aquele mesmo que virou motivo de piada nacional: “cague em 15 dias ou tenha seu dinheiro de volta”.

Em fevereiro desse ano, a Danone lançou a segunda fase da estratégia de marketing. No primeiro filme, a atriz Suzana Vieira convidava as consumidoras com intestino preguiçoso a tomarem 15 Activia’s para ter o intestino regulado. Caso isso não ocorresse, receberiam de volta o dinheiro gasto com a compra do produto.

Segundo a Young & Rubicam, agência responsável pela campanha com verba de 10 milhões de reais, a ação promocional alavancou as vendas do iogurte funcional da Danone em 70%. Mas a estratégia não é novidade, já que vem sendo utilizada há algum tempo, também com sucesso, pela Danone em outros países.

O Activia tem 90% de share, e é por isso que quando a Nestlé resolveu colocar seu produto similar no mercado, o Nesvita, chegou causando polêmica. A atitude agressiva de comparação direta entre os dois produtos, fez com que a justiça logo tirasse do ar o comercial da Nestlé. Assista abaixo:

Li por aí que começaria uma nova fase da campanha de Activia em março, com Suzana Vieira apresentando consumidoras que já experimentaram o produto e puderam comprovar sua eficácia (da mesma forma que a Danone fez lá fora). Mas, ainda não vi isso no ar. Alguém confirma? O último comercial que vi trazia uma nutricionista.

Bem, espero ter saciado a sede (hã, hã…sacou o trocadilho?) dos visitantes que entram aqui procurando por “activia”. Agora, o que você não deve deixar de fazer, é ler um antigo post do Blog do Renato que se chama: “Traduzindo o comercial do Activia”

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