Estragou a brincadeira? Robô usa de inteligência artificial para encontrar o Wally
Parte de experimento com nova tecnologia, aparato usa banco de imagens para reconhecer e determinar onde o personagem está na ilustração
Se você já passou um bom tempo esquentando a cabeça enquanto procurava por Wally, saiba que a agência Redpepper resolveu o problema definitivamente. Com um braço robótico uArm Swift Pro controlado por Raspberry Pi, um mecanismo com câmera de visão e um sistema de reconhecimento facial, a máquina encontra o Wally pra você rapidinho.
O método é simples: a câmera tira uma foto de uma página do livro. O robô, então, utiliza um software para encontrar rostos semelhantes ao de Wally na foto. Os resultados são enviados para análise pelo serviço AutoML Vision, do Google, que para o experimento, foi treinado com fotos do Wally. Se o robô determinar uma correspondência com 95% de precisão ou mais, ele apontará onde Wally se encontra. Veja acima o aparato em ação
A brincadeira faz parte de um experimento com o Cloud AutoML Vision, novo sistema customizável de aprendizado autônomo desenvolvido pelo Google. O AutoML está disponível desde janeiro, e permite que os usuários adaptem a ferramenta e a treinem para memorizar sistemas de detecção. A facilidade é o fato de que o AutoML não exige nenhum conhecimento de codificação para ser utilizado.
O método de utilização é bem simples, basta arrastar e soltar a imagem que você quer que a ferramenta reconheça. A gama de possibilidades para o uso do AutoML é imensa. Desde o uso para sistemas privados de segurança até para identificar a origem de uma foto compartilhada online.
Há poucos dias foi criado um sistema de reconhecimento facial que trabalha detectando rostos por todas as redes sociais
. Parece haver, portanto, um esforço coletivo das empresas de tecnologia para aprimorar os sistemas de reconhecimento facial e aprendizado autônomo, o que pode servir tanto para facilitar tarefas simples, como “encontrar Wally”, ou para objetivos mais profissionais, como aperfeiçoar sistemas de segurança.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.