Vincent D’Onofrio pergunta aos seguidores no Twitter se deve interpretar personagem racista
Ator demonstra receio de tocar em tema sensível durante um período tão conturbado da América
A relação entre os astros de Hollywood e as redes sociais está ficando cada vez mais estreita – e estranha. Há alguns meses, a atriz Scarlett Johansson abandonou o papel de uma transsexual após ser criticada nas redes sociais. Agora, algo ainda mais peculiar acontece: Vincent D’Onofrio (de “Nascido Para Matar” e da série da Netflix “Demolidor”) usou seu Twitter para perguntar aos seguidores se seria o momento ideal para interpretar um personagem racista.
“Eu farei uma pergunta para todos que se importem em respondê-la. Eu tenho uma opinião e não revelarei. Agora é o momento certo (considerando o atual mundo em que vivemos) para eu interpretar um personagem irredutivelmente racista em uma série dramática?”
https://twitter.com/vincentdonofrio/status/1028240614863695873
Pouco tempo depois, Ron Perlman (o Hellboy dos filmes de Guillermo Del Toro e o vilão de “Sons of Anarchy”) respondeu o tweet dizendo “(Marlon) Brando fez isso em Roots. Somos atores, irmão! Se o personagem é fascinante, você deve interpretá-lo!”
D’Onofrio comentou a resposta:
“Vindo de você, Ron, eu vou responder seriamente. Eu não tenho certeza de que essa é a melhor resposta para mim. Eu sempre escolhi personagens que eu considerava fascinantes. Personagens hediondos. No momento, o racismo está em ascensão em nosso país. Está sendo normatizado. Isso é perigoso. Sendo arte ou não, devemos ser responsabilizados?”
Coming from u Ron I take ur answer seriously.I'm not sure It's the right answer4me.I've always done characters I've found fascinating.Hedious characters.Right now in our country racism is rising. Its becoming normalized.Thats dangerous.Maybe art or no art we must b responsible? https://t.co/3mnUbUjl72
— Vincent D'Onofrio (@vincentdonofrio) August 11, 2018
A preocupação de atores de serem estigmatizados por papéis, de evitar o white washing (como Ed Skrein no ano passado
) ou até por verem as obras sendo descontextualizadas e mal interpretadas não é uma novidade. Essa é, porém, a primeira vez que vemos alguém como D’Onofrio demonstrar publicamente preocupação com os resultados de seu trabalho, bem como é a primeira vez que vemos um ator perguntar a seus seguidores se ele deve ou não aceitar um papel.
Diferente do já citado caso de Scarlett Johansson, a preocupação de Vincent D’Onofrio não parece, porém, estar atrelada às reações de seus fãs, e sim na visão do ator de que a arte estaria legitimando ou comercializando um discurso de ódio.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.