O Google não deixa de rastrear você, mesmo com o histórico de localização desativado
Investigação feita pela Associated Press mostrou que empresa continua armazenando dados de localização dos usuários através de apps e atualizações automáticas
Aparentemente, o Google não deixa de nos rastrear mesmo quando não queremos isso. Segundo uma investigação da Associated Press, mesmo que um usuário desative o recurso “Histórico de localizações” alguns aplicativos do Google continuam armazenando automaticamente dados de localização com registro de data e hora.
Tanto em iPhones quanto smartphones Android, o Google rastreia e armazena os dados dos usuários através da utilização de aplicativos como o Google Maps e pesquisas em buscadores. Em alguns casos, como as atualizações diárias de meteorologia em telefones Android, não é necessário nem mesmo o uso de um app específico para esse armazenamento.
O Google se pronunciou sem explicar a acusação de fato: “Há várias maneiras diferentes que o Google usa para melhorar a experiência das pessoas, incluindo: o Histórico de Localização, a Atividade na Web e em apps e os Serviços de Localização do dispositivo. Fornecemos descrições claras dessas ferramentas e controles robustos para que as pessoas possam ativá-las ou desativá-las e excluir seus históricos a qualquer momento.”
A questão é que ao desativar algo chamado “Histórico de localização”, espera-se que todos os dados da sua movimentação não sejam mais armazenados. Em outras palavras, espera-se que todos os locais que podem armazenar sua localização sejam desativados. E não é isso o que acontece.
Com essa tática do Google, fica praticamente impossível para o usuário saber quantos serviços ele precisa desativar para recuperar sua privacidade.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.