Uber fecha parceria com Universidade do Texas para desenvolver táxis voadores
Empresa pretende fazer em breve voos de demonstração nas regiões de Dallas, Los Angeles e Dubai
Após três meses de discussões, a Uber Elevate selecionou a Universidade do Texas, em Austin, como parceira do Laboratório de Pesquisa do Exército dos Estados Unidos para desenvolver uma nova tecnologia de rotor para veículos que a empresa usará em sua rede de táxis voadores, a UberAIR.
A notícia é o mais recente passo nos planos do Uber para realizar voos de demonstração nas regiões de Dallas/Fort Worth Metroplex, Los Angeles e Dubai. O objetivo é ter serviços da UberAIR comercialmente disponíveis nessas cidades até 2023.
Para isso, a Uber estabeleceu algumas especificações rigorosas para o seu veículo e o sistema de gerenciamento de tráfego que será usado para operar o UberAIR, desenvolvido em conjunto com vários fabricantes de aeronaves e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço.
A Uber não é a única empresa a investir no transporte aéreo. O fabricante chinês de drones Ehang, Aston Martin, Rolls Royce, Audi, Airbus
e outros fornecedores menores de startups, estão trabalhando para ter seus próprios veículos voadores. O Ehang, inclusive, já está promovendo vôos de teste tripulados de seu drone.
Apesar dos avanços no desenvolvimento tecnológico do transporte aéreo, por ser uma tecnologia que exige muito mais medidas de segurança e alterações em legislações, é provável que projetos como o UberAIR demorem mais para estarem disponíveis para a população. A novidade mais próxima de chegar aos cidadãos, em questão de tecnologias para mobilidade urbana, ainda são os carros autônomos, que já estão sendo testados em cidades americanas.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.