Twitter vai limitar a exibição de usuários tóxicos

O Twitter pode não estar se movimentando para banir seus usuários tóxicos, mas aparentemente dificultará que esses perfis sejam encontrados. De acordo com o Gizmodo

, o Twitter reduzirá os resultados de busca para usuários, digamos, controversos. Com a mudança, alguns perfis notórios por suas posturas agressivas não mais aparecerão nos resultados de pesquisas em dispositivos móveis, mesmo que você procure especificamente por eles.

Nos Estados Unidos, o ultra-nacionalista Richard Spencer e teóricos da conspiração de extrema-direita como Laura Loomer e Mike Chernovich são algumas das pessoas cujas contas serão afetadas pela mudança nas buscas do Twitter. Outras contas que aparentemente foram removidas do sistema de busca são a do organizador do movimento Una a Direita, que ocorreu em Charlottesvile, no ano passado, e teve raízes racistas explícitas, e Paul Joseph Watson, editor do Infowars, site de extrema-direita que constantemente distorce fatos históricos e atuais.

Há muito tempo os usuários vem pedindo para Jack Dorsey, CEO do Twitter, tomar partido e fazer algo sobre a atuação das contas de extrema-direita. Até hoje, a atitude de maior impacto tomada pela empresa foi remover o selo de verificação de contas. Por mais que o processo de obtenção do selo tenha sido dificultado, ainda há muitas contas que conseguem burlar o sistema e ter a marca azul em seus perfis.

No Brasil, o problema também existe. Algumas contas que espalham discurso de ódio, homofobia e machismo, foram banidas nos últimos meses. Infelizmente, boa parte delas acaba retornando e, com ajuda de outras contas maiores, logo recuperam sua base de seguidores.

Mesmo que não resolva o problema, é um grande passo ver uma rede do tamanho do Twitter se movimentar para garantir que, independente da posição política – afinal, não são todos os ativistas de direita que propagam ódio e desinformação –, todos aproveitem a plataforma de forma pacífica e respeitosa.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Criatividade

OpenAI redesenha sua marca e aposta em “imperfeição humana”

A OpenAI decidiu dar uma cara nova à sua marca global, apresentando hoje um redesign completo que inclui uma nova…

3 horas Atrás
  • Criatividade

Meta aposta em dupla de “Chris” para promover óculos inteligente no Super Bowl 2025

A Meta decidiu voltar ao Super Bowl com uma campanha que tenta provar que tecnologia e presença física podem andar…

9 horas Atrás
  • Criatividade

Com tema “família americana”, Lay’s abandona planos canadenses para o Super Bowl 2025

A Lay's decidiu mudar completamente seus planos para o Super Bowl 2025. A menos de um mês do evento, a…

10 horas Atrás
  • Criatividade

Super Bowl 2025: Matthew McConaughey revela que futebol americano foi inventado para vender comida em comercial do Uber Eats

O Uber Eats decidiu explorar uma teoria da conspiração peculiar em seu comercial do Super Bowl: segundo Matthew McConaughey, o…

13 horas Atrás
  • Criatividade

Dove usa Super Bowl para combater pressão estética que afasta meninas do esporte

A Dove decidiu usar seus 30 segundos no Super Bowl para uma mensagem poderosa: "Aos três anos, essas pernas são…

15 horas Atrás
  • Criatividade

Stella Artois une Matt Damon e David Beckham como gêmeos separados no nascimento para o Super Bowl 2025

A Stella Artois decidiu brincar com uma coincidência onomástica: em seu comercial do Super Bowl, David Beckham descobre que tem…

16 horas Atrás