Novo estudo mostra que existem duas vezes mais críticos de cinema homens que mulheres • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Novo estudo mostra que existem duas vezes mais críticos de cinema homens que mulheres

Essa disparidade ajuda a ter resultados diferentes na avaliação de filmes dirigidos por mulheres

por Soraia Alves

O debate não é novo. De tempos em tempos surgem conversas sobre como as mulheres ainda são minoria em muitos nichos culturais, como na crítica cinematográfica.

E um novo estudo da Universidade Estadual de San Diego revela que os críticos de cinema masculinos ainda superam em muito as mulheres, e essa disparidade ajuda a impedir que mais filmes dirigidos e protagonizados por mulheres recebam a mesma evidência que os filmes com homens em destaque.

Conduzida pelo Centro para o Estudo de Mulheres na TV e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, a pesquisa constatou que, em mídia impressa, radiodifusão e online, os críticos masculinos superam os femininos em uma comparação de, aproximadamente, 2 para 1.

O conjunto de dados foi composto por 4.111 resenhas de 341 críticos, escrevendo em todos os tipos de meios de comunicação agregados pelo Rotten Tomatoes na primavera passada do hemisfério norte (de março a junho).

Isso significa que a narrativa da mídia em torno da divulgação de cada filme está sendo formada principalmente por homens. E isso é um problema já que não abre espaço para pontos de vista mais diversificados.

O estudo também revelou outros dados interessantes:

  • Entre as mulheres, 83% das críticas femininas eram brancas
  • 14% eram minorias
  • 3% tinham identidade racial ou étnica desconhecida
  • Entre os homens, 82% de todos os críticos eram brancos
  • 9% eram minorias
  • 9% tinham identidade racial ou étnica desconhecida
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro