Surrealismo presidencial
Utilizar fatos históricos em propagandas quase sempre resulta num trabalho de impacto e comparação com a realidade. É claro que esse acontecimento precisa ser comum a todos para que a mensagem seja entendida.
Hoje você pode colocar até dois palitos em pé pegando fogo que todo mundo já vai pensar no 11 de Setembro. Mas o mesmo não acontece, infelizmente, se você pegar os mesmos palitos e fazê-los queimar em forma de cruz aludindo a intolerância racial ocorrida no século passado.
Isso são só exemplos. E no post de hoje trago um comercial que soube utilizar muito bem um fato político curioso ocorrido há tão pouco tempo.
Em Dezembro de 1999, a Argentina no auge da crise teve 5 presidentes diferentes num intervalo de poucos dias. E é justamente esse pastiche que vemos nesse filme criado pela Craverolanis Euro RSCG para o MALBA – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.
Fernando De la Rua, Ramon Puerta, Adolfo Rodriguez Saá, Eduardo Camaño e Eduardo Duhalde, a posse de cada um deles é exibida no comercial com uma trilha sonora que acentua o tom de humor e ironia.
Ao final temos o título: “Venha ver mais surrealismo no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. A exposição que melhor reflete a realidade da Argentina. Dalí, Miró e muitos outros artistas.”
Irônico e crítico, este anúncio consegue falar de forma clara e simples, mostrando como a realidade argentina foi surreal naqueles tempos de crise.
Além do mais, o público de museu é geralmente muito crítico, o que faz o comercial ser um tiro certeiro ao cutucar nessa ferida.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 3.64 MB. Lembrando que é preciso o QuickTime para assistir o vídeo.
Intitulada de “Presidents”, a peça foi premiada com Leão de Ouro no Festival de Cannes 2004.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.