Facebook vai usar inteligência artificial para “abrir olhos” em fotos
O fim do "tira de novo que eu pisquei"
Os dias de fotos estragadas por olhos fechados estão contados. Pelo menos para os casos nos quais a piscada tenha sido acidental. Em pesquisa divulgada nesta semana, engenheiros do Facebook descreveram um método de aprendizado autônomo para inteligências artificiais com o objetivo de retocar as imagens, a fim de reconstruir os olhos de pessoas que foram registradas com as pálpebras fechadas.
Já há, hoje, aplicativos capazes de remover reflexos, borrões de rostos e até alterar sorrisos. A correção de piscadas, portanto, não parece ser um grande salto. Para o sistema funcionar adequadamente, primeiro ele deve aprender como os olhos do usuário normalmente se parecem. Ou seja, é necessário um treinamento em imagens de pessoas com os olhos abertos. A partir disso, o software compreenderá a forma e cor dos olhos, e poderá preencher a lacuna nas fotos.
Se por um lado, novidades como essa parecem facilitar a interação social nas redes e as fotos em grupo, por outro, o recurso facilitará a falsificação de fotos e, portanto, de identidades. Programas capazes de criar fotos e vídeos falsos já são uma realidade. Em fevereiro deste ano, o Twitter e o Pornhub baniram vídeos que encaixavam rostos de pessoas famosas em vídeos pornográficos.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.