Adobe vai utilizar inteligência artificial para identificar imagens alteradas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Adobe vai utilizar inteligência artificial para identificar imagens alteradas

Ferramenta para quem edita, ferramenta para quem não quer que edite

por Ana Roza

A difusão de fake news é um das batalhas da internet atual. É normal que seja cobrada alguma reação de grandes empresas de tecnologia. Na parte de manipulação de mídia digital, muitas das alterações são feitas através com inteligência artificial. Usando da mesma carta, a Adobe desenvolverá uma ferramenta que utiliza o mesmo processo para identificar imagens alteradas.

Tudo isso, porém, ainda é uma ideia. A proposta foi apresentada na CVPR 2018 (Conference on Computer Vision and Pattern Recognition) este mês. No evento, a Adobe afirmou  que o aprendizado automatizado das máquinas pode trazer o avanço necessário que esse tipo de análise precisa. Mesmo mostrando interesse, não há protótipo comercial nenhum da ferramenta, apenas o projeto de pesquisa.

Um porta-voz respondeu ao The Verge que a empresa espera desenvolver uma tecnologia que ajude a monitorar e verificar a autenticidade de mídias digitais. Para isso, seus especialistas tem utilizado banco de dados com imagens alteradas. É basicamente o mesmo procedimento de aprendizado feito em casos semelhantes: estudando uma soma de padrões para o desenvolvimento do AI.

Um exemplo de como imagens alteradas são identificadas: ruídos, luz e recortes.

ALÉM DA FAKE NEWS

A identificação dessas imagens geralmente acontece por três caminhos: “splicing” (duas partes da imagem são combinadas), clonagem (um elemento existente é repetido) ou remoção (objeto totalmente editado). Com o AI, peritos afirmam que essa análise pode se expandir e fugir das abordagens comuns, encontrando detalhes que hoje passam imperceptíveis. Essa vantagem só não é maior porque as tecnologias “do adversário” são muito avançadas, como as deepfakes.

Por enquanto, a ferramenta da Adobe seria ineficiente para esses casos. Sua probabilidade de detectar inconsistências na geometria e sombras de vídeos, por exemplo, não ajudaria a barrar a crescente produção de vídeos fakes de celebridades.

Apesar de toda a desconfiança por trás da inteligência artificial, talvez os problemas tornem-se maiores do que a ficção científica prevê. Falsificações digitais podem se desenvolver em verdadeiras dores de cabeça para usuários e governo, e a ajuda da revolução das máquinas nesse caso é bem-vinda.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro