#Brasileiragem: Nike estreia campanha para Seleção na Copa do Mundo 2018 • B9

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#Brasileiragem: Nike estreia campanha para Seleção na Copa do Mundo 2018

Comercial lembra que a camisa brasileira tem história ao destacar as ruas e várzeas em que o nosso futebol nasce

por Carlos Merigo

A Nike é dona de algumas campanhas clássicas para incentivar a Seleção Brasileira em Copas do Mundo. O comercial de 1998, que lançou o slogan “Joga Bonito”, ficou famoso ao colocar os jogadores para bater bola dentro de um aeroporto.

Agora, 20 anos depois, a empresa faz referência a esse momento, contando inclusive com breve aparição de Ronaldo, mas levando a bola para além dos gramados internacionais. Com a assinatura “Brasileiragem”, a Nike procura valorizar os locais em que o futebol brasileiro nasce: nas ruas e nos campos de várzea.

Ao afirmar que a camisa brasileira tem história (“vai sem medo!”), num épico discurso final do jovem jogador de base do Vasco, Kauã, fica impossível não enxergar uma resposta ao vexame que a Seleção passou na última Copa do Mundo. Parece ser uma resposta da Nike diante da percepção de que o 7×1 contra Alemanha tirou o respeito que a equipe detinha no futebol.

A criação é da Wieden+Kennedy.

//CRÉDITOS

Cliente/Client Nike
Agência/Agency: Wieden + Kennedy São Paulo
Diretores Executivos de Criação/Executive Creative Directors: Eduardo Lima e Renato Simões
Diretores de Criação/Creative Directors: Bruno Oppido
Criação: Bruno Oppido, Alex Adati e Raphael Taira.
RTV/Agency Producer: Regiani Pettinelli e Rafael Messias
Atendimento/Account: Jorge Papa, Isabel Rudge, Nathalia Assad e Marinna Santos
Planejamento/Planner: Guilherme Pasculli, Renato Migrone, Marcelo Chabes e Henrique Kuniyosi
Mídia/Media: Alexandre Ugadin, Vinicius Tieppo, Bruno Andrade e Lucas Meira
Aprovação Cliente/Client Approval: Daniel Paz, Daniel Ferreira, Caue Oliveira, Jesse Gordon Long, Byron Brooks
Produtora / Production Company: Iconoclast
Diretor / Director: Ian Ruschel
Produtor Executivo: Francesco Civita, Henrique Danieletto, Alonso Sperb
Diretor de Fotografia / Director of Photography: Pierre de Kerchove
Diretor de Arte / Art Director: Guilherme Marini
Figurino / Costume: Katia e Simone
Coordenador de Pós Produção / VFX Producer: Tutu Mesquita e Bel Wallis
Montador / Editor: Fernanda Krumel, Marcelo Vongelar, Daniel Levenhagem, Felipe Thomé
Pós-Produtora / Post-House: Nash VFX e Prodigo Filmes
Color Grading: Marla (Fernandinho)
Produtora de Som/ Audio Facility: Evil Twin Music 
Sound Effects & Mix: Andre Faria, Murilo Faria, Yuri Chix, Rafael Campanini, Daniel Santos
Trilha – Produção/soundtrack production: Andre Faria, Murilo Faria, Yuri Chix.
Atendimento Produtora de Som/Account – Audio Production House: Juliana Tangary e Carolina Couto
Music/Artist: Larga o aço/ Leo Justi

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